Você reconheceria uma tendência?

Uma boa pesquisa de tendências pode reduzir custos, melhorar o desempenho do produto ou serviço e ainda tornar mais agradável a experiência do seu consumidor em relação a tudo aquilo que você produz.

Não é fácil acompanhar novidades. Todos os dias encontramos produtos, serviços e estilos que parecem ter vindo do mais absoluto nada e para lá retornarão até que ressurjam. Porém, existe um método para descobrir esses movimentos sutis que o mundo dá em uma determinada direção.

Pesquisar tendências é uma profissão que exige bastante cuidado e capacidade de análise. Um coolhunter (como é chamado esse profisisonal) precisa estar sempre ligado ao que acontece e, por consequência, descobrir o que está prestes a acontecer. Isso pode ser percebido de várias maneiras. Pode ser uma simples observação ou uma extensa pesquisa, mas em algum momento o pesquisador de tendências precisa ir para as ruas ver de perto o que as pessoas querem. Isso é importante por um motivo muito simples: quando se trata de grupos sociais, você precisa estar inserido e ter conhecimento de todos os fatores que os permeiam.

De modo geral, este pequisador de tendências tem muita proximidade com o papel desempenhado pelos antropólogos quando fazem análises etnográficas, ou seja, inserem-se em um grupo para conhecer a fundo a sua cultura.

Um pouco de tudo

Entretanto, o que difere um coolhunter (ou pesquisador de tendências) é a profundidade e a velocidade das relações com o grupo a ser analisado. Por ser algo puramente voltado ao mercado, a pesquisa de tendências precisa ser mais rápida. Porém, ela não deve ser superficial.

Um bom coolhunter precisa circular em diferentes grupos, cidades, bairros e comunidades (isso também vale para as mídias sociais, ok?). As conexões são o ponto-chave dessa profissão, que exige muito jogo de cintura para conseguir encontrar possíveis coincidências entre os grupos diferentes.

E isso é importante?

Claro que sim! Uma boa pesquisa de tendências pode reduzir custos, melhorar o desempenho do produto ou serviço e ainda tornar mais agradável a experiência do seu consumidor em relação a tudo aquilo que você produz.

Ainda assim, há quem diga que não é preciso investir “nesse tipo de coisa”… Uma pena, não é? Saber quem são as pessoas e o que elas querem é o grande desafio de qualquer empresa que pretenda se manter funcionando. Em outras palavras, trabalhar com a Pesquisa e Desenvolvimento é essencial, basta saber se a metodologia escolhida é a melhor para o seu caso.

Fonte:

http://www.ideiademarketing.com.br/2012/08/17/voce-reconheceria-uma-tendencia/

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.