TV tem a maior influência nos Trending Topics do Twitter

Metade dos Trending Topics (ou TTs) do Twitter é assunto diretamente ligado à programação televisiva, revela estudo realizado pela E.life – empresa brasileira especializada na América Latina em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais. Os TTs são aqueles temas que ganham notoriedade com rapidez no microblog e se destacam na repercussão da rede social, indicando tendências.

O levantamento do segundo trimestre deste ano traz um ranking dos “tópicos” gerais do Brasil, mas revela também as discussões nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, produzido com base em um criterioso monitoramento realizado entre 14 de abril e 30 de junho.

A análise teve os assuntos divididos em nove categorias: Cinema, Datas Comemorativas, Esportes, Eventos, Internet e Tecnologia, Música, Notícias, Política e TV. As que mais apareceram nos TTs são TV, Esporte e Música, respectivamente, tanto na leitura de São Paulo quanto do Rio de Janeiro. O levantamento que abrange todo o Brasil revela o mesmo comportamento das capitais.

A categoria TV é composta por termos relacionados exclusivamente à programação, como as novelas, os seriados, os atores e os jogos, entre outros exemplos. No entanto, outras categorias ganham notoriedade devido à influência direta exercida pela TV, como é o caso de Esporte. Na apuração da E.life, 100% dos assuntos da categoria que chegam aos TTs estão relacionados a eventos esportivos que foram televisionados, como jogos de futebol e vôlei, corrida de automobilismo e lutas de MMA. Abaixo seguem os temas que mais apareceram nos Trending Topics do Twitter em cada categoria.

Top temas por categorias

Cinema – O filme “Os Vingadores” foi lembrado com mais frequência nas três localidades analisadas. No Rio de Janeiro e em São Paulo, a estreia da versão 3D do Titanic foi um dos TTs da categoria.

Datas comemorativas – As celebrações mais comentadas foram o Dia das Mães (13/05), o feriado de Corpus Christi (07/06) e o Dia dos Namorados (12/06). Datas religiosas como Dia de São João e Dia de São Pedro também foram bastante lembradas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Esporte – Nas três localidade analisadas, o futebol foi o esporte mais comentado, com ênfase aos jogos da Libertadores e da Eurocopa, além de menções à final da Liga dos Campeões. O segundo tema que mais apareceu nesta categoria foi o automobilismo, com menções a vários GPs e ao piloto Sebastian Vettel, este último liderando os TTs de São Paulo. Alusões ao The Ultimate Fighter (TUF), reality show com lutadores de MMA, ajudaram o UFC se tornar a segunda subcategoria mais comentada nos TTs do Rio de Janeiro.

Eventos – A Virada Cultural de São Paulo e a Rio + 20 foram os eventos que mais apareceram nas três localidades analisadas. O Festival Folclórico de Parintins também foi lembrado nos TTs do Brasil e do Rio de Janeiro.

Internet e tecnologia – Os dois assuntos que mais apareceram nos TTs desta categoria foram a popularização do aplicativo Song Pop (para celular e Facebook) e a versão do app Instagram para Android.

Música – Nesta categoria, a maioria dos termos com recorrente presença no TTs diz respeito a artistas internacionais que fazem sucesso com um público formado por crianças, adolescentes e adultos jovens. A Banda One Direction apareceu diversas vezes nos comentários do Twitter, assim como o ator Wagner Moura, pelo fato de ter se apresentado como vocalista da banda Legião Urbana em tributo transmitido ao vivo pela MTV.

Notícias – A internação do arquiteto Oscar Niemeyer e morte de sua filha, Anna Maria Niemeyer; o acidente de carro sofrido pelo cantor Pedro Leonardo; e o assassinato de Marcos Matsunaga, executivo da Yoki, foram as notícias que mais apareceram nos TTs do Brasil, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Política – Vários políticos tiveram seus nomes entre o TTs desta categoria. Paulo Maluf foi lembrado pela aliança de seu partido com o PT, e Luiza Erundina pela sua desistência de participar da chapa de Fernando Haddad. Carlos Cachoeira foi citado devido ao seu envolvimento com a corrupção entre funcionários do Governo e, o ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, por seu impeachment. A “Comissão da Verdade”, instaurada pela presidente Dilma Rousseff para esclarecer violações de direitos humanos, ocorridos entre 1946 e 1988, também apareceu diversas vezes nos TTs."

TV – O CQC e a minissérie Gabriela foram os dois programas mais presentes nos TTs do Brasil, do Rio de Janeiro e de São Paulo. A atriz Juliana Paes recebeu muitas menções nas três localidades. O Rola ou Enrola, quadro do Programa da Eliana, no SBT, e o Reality Show A Fazenda, da Rede Record, também estiveram entre os TTs do Twitter.

*Fonte: E.life.

Leia Mais:

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=31341&sid=4

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.