Seu cliente na Pesquisa de Marketing Digital

Blog show de bola!!! 

Vale acompanhar: http://supermarketing.me/seu-cliente-na-pesquisa-de-marketing-digital/

 

A pesquisa de Marketing sempre foi um grande problema. Se você é uma grande empresa, pensa logo em alguém para fazer isso por você, porque você tem dinheiro paga pagar e também porque você não tem tempo para pensar nisso você mesmo. Se você é uma pequena/média empresa, você enlouquece.

Pesquisa de Marketing Digital | Supermarketing.me

Pesquisa de Marketing Digital, diferente da pesquisa offline, mas revela bastante sobre os hábitos de consumo offline.

Todos os empresários e consultores entram num acordo quando o assunto é a importância da pesquisa de mercado. É claro! Eu tenho que fazer idéia de quantas pessoas eu posso atingir com o meu produto, eu tenho que imaginar qual será o meu retorno em um determinado negócio. Até aí, ninguém está certo… nem errado.

A pesquisa de mercado serve para posicionar a empresa. E o posicionamento é algo crucial. Querendo você ou não, o seu consumidor está sempre comparando, e analisando as opções que ele tem para comprar um produto ou serviço. Durante esta comparação, ele está fazendo um ranking de possibilidades dentro de diversos aspectos objetivos e subjetivos para colocar sua empresa em algum lugar na cabeça dele.

Vamos ao exemplo prático. Eu quero comprar um smartphone de última geração. Devo comprar um Samsung Galaxy S II ou um iPhone 4S? A resposta é DEPENDE. Não para mim, mas para analisar o mercado. Se você dá mais peso a resistência, você certamente vai de Samsung. Se você pensa em um browser mais rápido, você vai de iPhone. Se você é um evangelista da Samsung ou fan-boy da Apple, as escolhas já estavam feitas mesmo antes da pergunta. Viu como é? A análise é muito subjetiva, mas também conta com aspectos objetivos.

A Pesquisa de Marketing Digital

O interessante na pesquisa de Marketing Digital é que o seu posicionamento é baseado no que as pessoas querem saber. Você já consegue sair na frente, sem precisar de contratar uma empresa para fazer 5 mil entrevistas, mapear seus concorrentes, identificar os produtos concorrentes e outras coisas mais complicadas ainda.

Vamos lá!

Vamos dizer que você é uma escola de inglês. Temos um case nacional nesta área, a English Town. Mas vamos dizer que você tem uma escola de inglês e quer fazer um trabalho de marketing nesta escola. Como deve fazer?

Ferramenta de Palavras-chave do Google Adwords

ferramenta de Palavras-chave é mágica. Ela te diz o que as pessoas estão buscando no Google. E isso é a mágica! Se as pessoas buscam 2 bilhões de vezes por mês uma determinada palavra-chave, quer dizer que você tem um mercado de 2 bilhões de pessoas para trabalhar – se o seu negócio não for local apenas.

Como utilizar a Ferramenta de Palavras-chave do Google?

A palavra-chave “curso de inglês” é buscada, de acordo com a média dos últimos 12 meses, 49.500 vezes por mês. Imaginando um CTR de 10%, teremos 4.950 pessoas em nosso site interessadas em “curso de inglês”.

Mas agora complicou. O que é CTR? Vamos pensar que você, dono da escola de inglês, decidiu fazer uma campanha utilizando o Google Adwords (ferramenta para formatar anúncios do Google). Você colocou um anúncio no Google e fez tudo certo. Seu anúncio pode ter entre 3% e 25% de CTR, que é o Clickthrough Rate ou a taxa de cliques deste seu anúncio.

Exemplo de CTR ou Clickthrough Rate

Exemplo de CTR ou Clickthrough Rate

Observando o gráfico acima, você observa que é como um funil. Existe uma taxa de pessoas que clicam, e outra taxa de pessoas que de fato compram.

Sendo assim, quando você compra uma palavra-chave, você compra uma faixa de mercado para você. Confiando é claro que as outras idéias da sua campanha estão alinhadas com este objetivo. Veja por exemplo:

Número de CTR na Pesquisa de Marketing Digital

Número de CTR na Pesquisa de Marketing Digital

Mas o que vai diferenciar a minha página de ter CTR 5%, 10% ou 15%? A qualidade do seu conteúdo, a qualidade do seu anúncio (a forma como você usa as palavras), o seu público-alvo, o seu mercado e outras diversas variáveis.

Mas e o Posicionamento?

Se eu quiser de fato me posicionar, eu posso fazer conforme abaixo.

Pesquisa de Marketing Digital - Posicionamento

Pesquisa de Marketing Digital – Posicionamento

Isso quer dizer, que se eu tenho uma escola de inglês e minha especialidade é o inglês básico, na internet, terei mensalmente esse número de oportunidades de fechar negócio, apontando pessoas que busca a palavra “inglês básico” para o meu site e tendo feito o resto da campanha corretamente. Posso aproveitar também para utilizar a palavra-chave “inglês para iniciantes” que conta com mais 2.900 buscas mensais.

Posso também me posicionar como escola de inglês online, assim como ter um método comprovadamente fácil e simples de aprender, utilizando assim as 3.600 ocorrências mensais médias da palavra-chave “inglês fácil”.

Conclusões

Eu não estou dizendo que o que está digitado acima é 100% verdade em 100% dos casos. O que estou mostrando é que, de acordo com a minha experiência, os números acima não são mentirosos. São taxas de campanhas reais minhas e de colegas que trabalham com o mesmo que eu.

Considere sempre que o sucesso da sua campanha depende de diversos fatores combinados. Esta é apenas uma forma de estudar o comportamento do consumidor, que comprovadamente está cada vez mais digital.

E você? Como tem feito suas pesquisas? Tem alguma história para contar? Manda ver aí nos comentários. Grande abraço e até o próximo post, onde vou falar de CRO ou Otimização de Taxa de Conversão.

Anúncios

Um comentário sobre “Seu cliente na Pesquisa de Marketing Digital

Deixe uma resposta