Ranking BrandZ

Fonte: Portal da Propaganda

As marcas brasileiras perdem posições e estão fora do ranking.

No ranking da América Latina a cerveja Corona é a marca mais valiosa e a Petrobras cai para o 4o lugar.

A Apple, valendo $ 185 bilhões, continua sendo a nº 1 no BrandZ™ 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo 2013, no qual o setor de tecnologia dominou os primeiros lugares.  A Apple cresceu apenas +1% no ano passado comparado com um crescimento de 51% do seu concorrente mais próximo, a Samsung, que agora é nº 30 no ranking mundial, com um valor de marca de $ 21 bilhões.

Google também é um sério concorrente para o primeiro lugar, revertendo o declínio do ano passado com crescimento de +5% no valor da marca este ano. A marca está em 2º lugar no ranking, com um valor de $ 114 bilhões. A IBM é nº 3 no ranking, com um valor de marca de $ 112 bilhões.
As marcas  brasileiras, que já fizeram parte das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo  em anos anteriores, em 2013 não aparecem no ranking.  Bradesco e Itaú estão fora desde 2011 e a Petrobras deixou o ranking neste ano. Em 2012 a Petrobras era a 75a marca no ranking global e a marca brasileira mais valiosa entre as 100 Marcas Mais Valiosas da América Latina. Neste ano a BrandZ e Millward Brown antecipam o anúncio das 10 marcas mais valiosas da América Latina (veja ao final ranking das 10 mais) no qual a cerveja Corona é a marca mais valiosa e Petrobras deixa de ser a primeira colocada para a 4a posição. A Skol, que no ranking brasileiro divulgado recentemente aparece como a marca mais valiosa, está em 3o lugar na América Latina. Bradesco, Claro e Itaú também figuram entre as 10 marcas mais valiosas.

De acordo com Valkiria Garré, Diretora Executiva da Millward Brown no Brasil,  “o fraco desempenho da economia brasileira e as políticas do governo para estabilizá-la ajudaram alguns segmentos mas prejudicaram outros e foram os responsáveis pela queda de valor de algumas marcas”. E Valkiria analisa que “A Petrobras é a segunda marca mais valiosa do Brasil, mas teve uma queda de 45% no valor de marca em relação a 2012. O fato do governo segurar o preço dos combustíveis como forma de deter a inflação fez com ela perdesse valor. Políticas governamentais para criar empregos e estimular consumo impulsionaram vendas em categorias de consumo como alimentos, cervejas e varejo. A marca brasileira mais valiosa – Skol – cresceu 39% em valor de marca, por exemplo”, completa.

Valkiria Garré explica que o estudo de valor de marca é estratégico para as empresas. “Desde 2012 a Millward Brown está trazendo seu expertise de valoração de marca para o Brasil pois acreditamos que as empresas brasileiras estão buscando entender e trabalhar suas marcas”. “Somente uma boa gestão de marca pode criar valor para a empresa, seja no mercado interno ou global”, finaliza.

O estudo BrandZ™ 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo, encomendado pela WPP e realizado pela Millward Brown Optimor, está agora em seu oitavo ano. É o único ranking que utiliza os pontos de vista de compradores atuais e potenciais de uma marca, junto com dados financeiros, para calcular o seu valor.
O valor combinado das marcas Top 100 cresceu 77% desde 2006. Elas agora valem $ 2,6 bilhões.

As 10 Marcas Mais Valiosas do Mundo de 2013

As principais conclusões destacadas no relatório da pesquisa deste ano incluem:
Top risers fornecem diferenciação significativa: Os Top 10 em crescimento no valor da marca apresentam nível significativamente mais elevado do que a média nas medidas BrandZ™ de Significativa, Diferenciada e Proeminente. A Prada foi a que mais cresceu em valor de marca, +63%. Superando o desempenho de todas as outras marcas de luxo, agora é a nº 4 na categoria luxo (95 globalmente) e com valor de $ 9,5 bilhões.

Cervejarias apresentaram um rápido crescimento: A bebida alcoólica mais consumida no mundo, a cerveja, foi a categoria de maior crescimento no ranking deste ano. O Top 10 de marcas de cerveja cresceu +36% e agora elas valem no total $ 63 bilhões. O setor se beneficiou do crescimento de vendas na América Latina e na China. A Heineken é a terceira maior marca de cerveja, valendo $ 8 bilhões, e lucrou com a publicidade do filme James Bond Skyfall. A cerveja Brahma do Brasil cresceu +61% no ano passado e vale $ 4 bilhões.

Marcas de alto valor proporcionam um crescimento mais rápido: Uma análise do BrandZ™ como um “carteira de ações” ao longo dos últimos oito anos mostra um desempenho altamente favorável em relação a um índice atual de mercado de ações, o S&P500. Embora o valor das empresas no índice S&P500 cresceu 23%, o portfólio BrandZ™ cresceu 58%, provando que empresas com marcas fortes são capazes de oferecer o melhor valor para seus acionistas.

As 10 Marcas Mais Valiosas do Mundo de 2013
Enquanto marcas de tecnologia continuam a dominar o ranking, o sol nasce na China digital: Marcas de tecnologia e telecomunicações continuam a dominar o ranking, com 29 marcas no BrandZ™ Top 100, compreendendo 43% do valor total do Top 100, mais de $ 1 trilhão. O crescimento neste setor permanece estável. Em contraste com a queda no valor da marca Facebook, seu equivalente chinês, Tencent, subiu 52%, tornando-se um dos Top 10 risers no ranking, com quase 800 milhões de usuários ativos. O Yahoo também se junta ao ranking depois da nomeação de um novo CEO do Google que aumentou as expectativas e o preço da ação que levou à valorização do valor da marca.

O estudo BrandZ™ 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo está disponível online. Inclui um ranking e análise das marcas mais valiosas para as principais regiões do mundo e 13 setores do mercado. Faça o download do ranking completo aqui http://www.millwardbrown.com/brandz/Top_100_Global_Brands.aspx

NOTAS AOS EDITORES:

Sobre o Ranking BrandZ™ 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo
Desenvolvido para empresas da WPP pela Millward Brown Optimor, o ranking BrandZ™ 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo está agora em seu oitavo ano. É o único estudo que combina medidas de brand equity baseadas em entrevistas com mais de dois milhões de consumidores globais, milhares de marcas “de contato direto com consumidores” e de business-to-business, com uma análise rigorosa do desempenho financeiro e de negócios de cada empresa (utilizando dados da Bloomberg e Kantar Worldpanel), separando o valor que a marca desempenha na geração de receita dos negócios e capitalização de mercado. A percepção do consumidor de uma marca é fundamental para determinar o valor da marca, pois as marcas são uma combinação de desempenho da empresa, entrega do produto, clareza de posicionamento e liderança. O ranking leva em conta as variações regionais uma vez que, mesmo para marcas verdadeiramente globais, as medidas de contribuição da marca podem diferir substancialmente entre os países.
As 10 Marcas Mais Valiosas da América Latina de 2013

As 10 Marcas Mais Valiosas do Mundo de 2013

Sobre a Millward Brown
Millward Brown é líder mundial em pesquisa, especializada em pesquisa de publicidade eficaz, comunicações de marketing, mídia e brand equity. A Millward Brown tem ajudado seus clientes a construírem marcas e serviços fortes através de um conjunto de soluções abrangentes baseadas em pesquisas qualitativas e quantitativas. Conta com 88 escritórios em 58 países. Práticas especializadas incluem Dynamic Logic (líder mundial em medição de eficácia do marketing digital), uma rede de especialistas em mídia (medindo a eficácia da mídia), Firefly Millward Brown (nossa rede qualitativa global), The Neuroscience Practice (utilizando a neurociência para otimizar o valor de técnicas tradicionais de pesquisa) e Millward Brown Optimor (com foco no apoio aos clientes para maximizar o retorno sobre seus investimentos em marca e marketing). A Millward Brown é parte do grupo Kantar, a divisão de insights, informações e consultoria do WPP.

Sobre o WPP
WPP é o maior grupo de serviços de comunicação do mundo, com faturamento de $ 70,5 bilhões e receitas de $ 16,5 bilhões. Através de suas empresas operacionais, o Grupo oferece uma gama abrangente de serviços de propaganda e marketing, incluindo gestão de investimentos em mídia e propaganda; insight do consumidor; relações públicas; branding e identidade; comunicação de healthcare; marketing direto, digital, promocional e de relacionamento; e comunicações especializadas. A empresa emprega mais de 165.000 pessoas (incluindo parceiros) em mais de 3.000 escritórios em 110 países. Para mais informações, visite http://www.wpp.com.

O WPP foi nomeado Holding Company of the Year no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2012 pelo segundo ano consecutivo, desde o início da premiação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.