No Dia do Consumidor, o que sua marca pode fazer por ele?

Quem trabalha com varejo está acostumado a se preparar para grandes datas e temporadas quentes de compra. E há uma janela vaga no primeiro trimestre. Qual? Criado em 2014 pelo varejo online no Brasil – e adotado inicialmente pelos e-commerces –, o Dia do Consumidor já faz parte do calendário de anunciantes e varejistas, mas ainda surge como lembrança vaga na memória dos compradores, justamente o público homenageado.

Entre as principais dúvidas dos consumidores estão questões como: quando exatamente é o Dia do Consumidor? As ofertas são realmente únicas e vantajosas como as da Black Friday?

Para ter sucesso na data e conquistar uma boa reputação, é preciso ir além de promoções. Pensando nisso, reunimos neste artigo dados inéditos de um estudo que mostra o que o seu consumidor espera em uma data dedicada a ele.

Como a data pode gerar boa reputação para sua marca?

Para começar, um pouco de contexto: a data foi comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1983, no dia 15 de março, e se tornou uma data mundial. O nome mais conhecido, porém, não conta a história toda. O Dia Internacional do Direito do Consumidor foi parte central de um discurso do então presidente norte-americano John F. Kennedy, em 1962, quando ele falou pela primeira vez – e com grande repercussão – sobre os direitos do consumidor.

No Dia do Consumidor, o que sua marca pode fazer por ele?

E é justamente o valor histórico que pode colocar marcas e anunciantes em uma posição de vantagem: além de descontos, os consumidores priorizam a comunicação clara e honesta por parte das empresas, entrega no prazo e troca facilitada de produtos defeituosos.

Por isso, em vez de pensar exclusivamente em uma nova campanha de ofertas, encare o momento como uma oportunidade para construir – ou fortalecer – a reputação da sua marca. Entender que os consumidores afirmam ser pouco tolerantes caso sintam que algum direito esteja sendo desrespeitado em uma data dedicada a eles é um bom começo.

Fonte: thinkwithgoogle

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.