Mudanças do mercado: você apenas observa ou está acompanhando?

by MARIANA MELISSA on Mar 13, 2012 

Você já parou para pensar na velocidade em que as mudanças tem ocorrido pelo mundo a fora? No passado (mas não tão passado assim) ter uma graduação era ter o maior diferencial para alcançar uma carreira esplendorosa, ter um aparelho celular era ser o top de linha em questões tecnológicas, usufruir de um notebook era apenas para empresários mega atarefados que tinham que carregar seus computadores, pois o trabalho não podia contar com pausas. Hoje em dia isso soa como aqueles causos que os avós contavam relembrando seus tempos de ouro.

Pois bem, as tecnologias, as condições e os comportamentos estão mudando mais depressa que o habitual e é aí que eu te pergunto: o que você tem feito para acompanhar esse crescimento? Você tem investido em si próprio para entrar nessa embarcação ou tem ficado na janela esperando para ver a banda passar?

Para ter uma chance no mercado, no mínimo seu perfil deve conter algumas compatibilidades básicas com o meio em que se pretende interagir.

Invista no marketing pessoal, hoje ele é a maneira mais eficiente de fazer com que sua apresentação, suas atitudes, seus pensamentos e comunicação te favoreçam no meio profissional. Além disso, vá atrás de especializações e complementações de sua área. As empresas estão buscando capital intelectual para agregar em seu banco de talentos. Como citei no início, o mundo tem girando mais rápido que calculamos, portanto, cursos de aprimoramento e especializações que possam abrir um leque de ramificações da área são grandes diferenciais. Sem contar os cursos de idiomas que, por hora, são praticamente indispensáveis.

As tecnologias estão de fato transformando o cenário mundial, seja no mundo empresarial ou no pessoal. Porém, até que ponto você está flexível para que essa “intromissão” tecnológica se fixe de vez em seu cotidiano? A questão é que isso independe de permissão ou aceitação. Querendo ou não, a tecnologia abundante, a vida virtual e as relações não presenciais já fazem parte da nova lei de desenvolvimento. Há pessoas que se negam a essa nova forma de comunicação e envolvimento. Cada um tem direito de aderir ou não as mudanças que surgem, contudo, essas pessoas podem estar ficando para trás.

Nos dias de hoje, ser criativo é um grande diferencial. O mercado não tem mais espaço para mais dos mesmos. Inove, crie, ouse, pense fora da caixa e aja fora da jaula. Tenha em mente que o tempo em que as empresas eram sempre moldes pré-vistos, sempre com as mesmas ideias e com os mesmos caminhos para os resultados ficou lá atrás. Hoje elas estão à procura de colaboradores no sentido literal da palavra. Estão em busca de pessoas que colaborem com o crescimento da organização, que as ajudem a construir uma imagem com diferencial diante da competitividade concorrente, por isso ser/ter criatividade e agir de maneira criativa se tornou fundamental para quem almeja estar a alguns passos à frente. Treine essa criatividade!

As mudanças tem se tornado tão frequentes, que enquanto você lia esse texto, muitas outras coisas devem ter mudado de figura. Portanto, fique atento com o que aparece de novo, observe e acompanhe para não ficar para trás e perder oportunidades chaves que podem fazer sua carreira decolar. Não seja sempre o mesmo, reme a favor da maré, ou vai querer viver sempre como os nossos pais?

 

http://www.ideiademarketing.com.br/2012/03/13/mudancas-do-mercado-voce-apenas-observa-ou-esta-acompanhando/

Anúncios

Deixe uma resposta