Movimento publicitário online cresceu 45% no fim de 2011

 

A atividade publicitária online no Brasil nos últimos meses de 2011 foi bem mais aquecida do que em 2010. É o que mostra o AdRelevance, serviço do IBOPE Nielsen Online que monitora a publicidade na internet brasileira. Em dezembro de 2011, foram anunciados 21.956 banners, o que significou um aumento de 45% sobre os 15.109 banners de dezembro de 2010. Os banners de comércio eletrônico estão entre os principais responsáveis por essa expansão.

Enquanto em 2010 a quantidade de banners anunciados mensalmente praticamente se manteve sem crescimento ao longo do segundo semestre do ano, em 2011 a evolução foi nitidamente significativa. Também aumentou a quantidade de campanhas, que chegou a 6.800, e de anunciantes, que atingiu 2.414 no último mês de 2011.

O considerável crescimento da quantidade de banners publicados no fim de 2011, em relação ao mesmo período de 2010, é resultado do aumento do interesse do comércio por anunciar na internet.

Número de banners, de campanhas e de anunciantes – internet Brasil – janeiro de 2011 a dezembro de 2011

Clique aqui para ampliar

O setor de comércio eletrônico elevou a quantidade de banners anunciados e chegou a 5.544 em dezembro de 2011, ou 1.723 banners a mais do que os 3.821 do mês de setembro. Os demais setores relacionados a comércio e varejo também ampliaram sua exposição na internet, principalmente os de anúncios institucionais, os de calçados, vestuários e acessórios, os de revendas de automóveis, os de equipamentos eletrônicos e de informática, os de serviços de educação e os provedores de internet.

O setor de vendas na internet no Brasil em 2011 começou a crescer forte já no mês de outubro, quando os sites de comércio eletrônico chegaram a 32,3 milhões de usuários únicos, segundo o IBOPE Nielsen Online. O maior aumento havia ocorrido justamente nas lojas de varejo, que atingiam 27,5 milhões de pessoas, ou 58,8% do total de usuários ativos do mês. Páginas de lojas de calçados, roupas e outros acessórios de moda estiveram entre os  principais responsáveis pelo aumento da navegação no comércio eletrônico em outubro. Para se ter uma ideia do crescimento, em setembro 8,2 milhões de pessoas haviam navegado nas dez maiores lojas online de calçados e em outubro esse número subiu para 10,5 milhões.

As lojas eletrônicas de calçados estiveram entre as que mais contribuíram para o aumento do investimento publicitário de todo o varejo online já em outubro. Dos dez maiores anunciantes em quantidade de banners veiculados no mês, seis eram varejistas, sendo três do segmento de calçados, segundo o AdRelevance. Juntos, os três maiores anunciantesonline do setor de calçados foram responsáveis por mais de 1.300 diferentes banners em outubro. E esse forte movimento iniciado em outubro manteve-se em alta até o fim do ano. No acumulado de 2011, dos dez maiores anunciantes, segundo o AdRelevance, três eram do setor varejista de calçados. Os demais eram varejistas em geral e um era do setor de compras coletivas.


Evolução do número de banners, por setores selecionados, dezembro de 2011


Clique aqui para ampliar

Número de campanhas, anunciantes e banners por setor de atividade – AdRelevance, dezembro de 2011


Clique aqui para ampliar

Dados para regração do gráfico acima


Clique aqui para ampliar

 

http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&nome=home_materia&db=caldb&docid=BAA4AC5351197268832579C2004F215F

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.