Master em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights

A proposta deste novo Master é formar profissionais para atuar na área de pesquisa de e inteligência de mercado, profissionais aptos a entender melhor as mudanças e tendências no comportamento dos mercados e dos consumidores e a formular estratégias com base em dados e insisght de valor, acompanhando e antevendo novas tendências de compra e consumo e formular ações segundo a filosofia do customer centricity

Hoje não temos a oferta de cursos de pós-graduação que proporcionem a formação e capacitação, especialização e atualização de profissionais para este novo mercado da pesquisa de mercado e para os postos de CMI dentro dos institutos de pesquisa, das agências e consultorias e das grandes empresas.

Em uma era que precisamos entender as constante transformações em curso que afetam as economias e os negócios, o mercado e o consumo, as audiências e os consumidores, é fundamental capacitar melhor estes profissionais para ajudar as empresas a tomar melhores decisões com base na pesquisa, cruzamento, análise e interpretação mais profunda dos dados e do monitoramento e acompanhamento dos dinâmicos e mais instáveis cenários sociais e culturais.

As empresas têm valorizado cada vez mais e buscam profissionais com esta visão 360. Caminhamos cada vez mais em busca de profissionais e empreendedores criativos e de perfil estratégico que tenham a capacidade de sentir e perceber o que está por vir. Profissionais visionários e vigilantes sempre dispostos a investigar, acompanhar, com senso crítico da realidade e que possam gerar inteligência e insights para as demais áreas. Para isso é preciso fortalecer sua capacidade de compreensão analítica dos fenômenos que governam, a cultura e o comportamento humano, com intuição aguçada e espírito investigativo e reflexivo, ‘antenados’ e sensíveis aos insights das pessoas e atento observadores do cotidiano

A era do conhecimento evidenciou a importância da coleta e análise de informações e dados, e tornou cada vez mais urgente acompanhar os cenários e tendências culturais e de mercado em constante transição. As empresas anseiam por novas métodos e técnicas de investigação de mercado, por profissionais mais capacitados a realizar e usar a pesquisa para extrair insights valiosos e acionáveis para se manter relevante junto a um novo mercado consumidor mais dinâmico e complexo.

Em um ambiente colaborativo, estudantes e professores discutirão as novas abordagens e técnicas na área de inteligência de mercado e consumer insights. A importância de rapidamente transformar e interpretar este grande volume de dados e informações em insights acionáveis e conhecimento estratégico para diagnosticar problemas e oportunidades, para acompanhar em tempo real e antever novos cenários, a compreender a complexa jornada de consumo de mídia e do intrincado processo de decisão de compra que deverão ser tematizados e desenvolvidos ao longo do curso.

A internet e as redes sociais surgem como um novo meio para gerar conversas e interações e praticar a escuta ativa, um ambiente novo para a coleta de informações e insights de valor em tempo real. Por um lado, as abordagens de social listening e social media insights e os softwares de analytics facilitam na obtenção, análise e interpretação de dados, gerando insights de consumidores que tem orientado as decisões de marketing e as validações de novas propostas de valor. Por outro lado, na internet, cada vez mais podemos realizar pesquisas e painéis, e os pesquisadores e analistas podem ter acesso a milhares de participantes dispostos a responder questionários e entrevistas, e através de técnicas de microanálise nas redes e comunidades online, praticando a netnografia, pesquisadores podem ouvir e entender em maior profundidade histórias e experiências, dores e anseios de seus consumidores e potenciais clientes.

Este novo Master da ESPM foi pensado para entender esta enorme gama de empresas e profissionais que querem conhecer melhor sobre as novas e diversas abordagens e ferramentas, técnicas e métodos utilizados hoje pelas áreas de pesquisa e investigação de mercado e de pesquisa com usuários e audiências. Trata-se de um máster com uma ênfase em pesquisa de mercado e em análise do comportamento do consumidor e do mercado e no planejamento de estratégias de marketing que se antecipem as tendências e novos cenários de consumo e mercado, temas que estão desafiando cada vez mais as empresas nesta nova era.

O curso visa discutir, conforme o candidato pode ver na grade das disciplinas, temas e métodos diversos no campo da pesquisa, análise e interpretação de dados, capacitando os profissionais a fazer diagnósticos empresariais, análises preditivas de mercado e entender melhor a nova economia e o comportamento destes novos consumidores.

O diferencial deste curso é ver como podemos utilizar técnicas de pesquisa da neurociência, da semiótica e da antropologia cultural, a técnicas de design thinking e design de serviços e UR, ferramentas de exploração de big data e dados não estruturados e a utilização de ferramentas estatísticas para segmentação da base,  previsão de comportamento, gestão da jornada e ciclo de vida do cliente.

Objetivo do curso

O curso tem como um dos objetivos atualizar e capacitar os profissionais de pesquisa e inteligência de mercado, analistas e profissionais de planejamento estratégico a melhor utilizar os diversos métodos e técnicas da investigação de mercado e a entender as dinâmicas e hábitos de consumo.

Capacitar o estudante no uso dos métodos e técnicas atuais de pesquisa de dados para geração de insights de consumidores e desenvolver conhecimento analítico para entendimento do comportamento dos novos consumidores.

Capacitar a análise, diagnóstico e prognóstico empresarial e formar profissionais capacitados a trabalhar na área de inteligência de mercado, nas áreas de CMI das empresas e especialistas nas tendências mais recentes de pesquisa de mercado e pesquisa em UX, com skills mais humanos e uma visão de mercado e consumo mais profunda e uma visão e capacidade estratégica maior para acompanhar e prever as novas práticas de consumo e as mudanças de cenários mercadológicos.

Gerenciar dados e captar insights sobre o consumidor e o mercado de forma estratégica, subsidiando tomadas de decisão em ambientes de negócios cada vez mais dinâmicos e complexos, gerando vantagem inovadora para a empresa

Apresentar as diferentes técnicas e ferramentas de uso de dados e geração de insights: visualização, análise, identificação de padrões, geração de recomendações aplicáveis para contribuir na melhoria contínua do negócio

Percorrer trilhas e integrar uma gama de disciplinas fundamentais para capacitar os profissionais de pesquisa e planejamento nas área de business inteligence, consumer e market insights, nos novos métodos de pesquisa de mercado e da pesquisa aplicada. Um curso que habilita e especializa profissionais que estudam e analisam as novas práticas, hábitos e atitudes dos consumidores

>>> informações aqui <<<

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.