Marketing e mídias sociais

O mundo hoje está passando por um período no qual tudo é muito. Muitas pessoas, muita informação, muitas marcas, muita concorrência, muitas mídias. Tudo isso cria um aumento cada vez maior na complexidade e na responsabilidade de inúmeros profissionais. Alguns, mais do que outros, precisam aprender quase diariamente a lidar com novos e desafiadores cenários de mercado.

Os profissionais de marketing fazem parte deste grupo de especialistas que buscam uma visão além do alcance, para pensar estratégias que surpreendam o novo consumidor, cada vez mais informado, instrumentado e influente.

Essa situação ocorre porque. na chamada "Era Digital" – na qual a globalização aproxima tudo e todos -, qualquer pessoa é um potencial divulgador ou crítico. E transparência e satisfação são preços que o cliente cobra para vestir a camisa de uma marca. E se tudo é muito, qualquer campanha de marketing tem que ser muito bem pensada e muito bem planejada.

Um recente estudo de mercado do IBM Institute for Business Value conduzido com mais de 1.700 chief marketing officers (CMOs) de 64 países, incluindo o Brasil, revelou que a maioria destes profissionais admite um grande despreparo diante dos desafios impostos pelo mundo digital. Para se ter uma ideia, menos da metade deles (48%) conduz análises de consumidores nas redes sociais para ajudar a moldar as estratégias de comunicação – algo fundamental em um cenário onde ser relevante e fazer a diferença passou a ser vital para qualquer marca.

Além do aumento na quantidade de informações e a ascensão das redes sociais, também figura como desafio dos profissionais de marketing o crescimento exponencial dos canais de vendas (o comércio móvel, por exemplo, deverá crescer 39% nos próximos cinco anos e chegar a US$ 31 bilhões em 2016) e a transformação nos dados demográficos (na Índia, a classe média deverá passar de 5% para 40% da população nas próximas duas décadas).

O lado positivo disso tudo é que, embora o profissional de marketing ainda se considere despreparado para gerenciar a mídia social e o aumento da colaboração com os clientes, a maioria deles identifica uma mudança crítica e permanente na forma com que interagem com seus clientes. E essa maioria pretende aumentar o uso de mídias sociais no relacionamento com os consumidores nos próximos três a cinco anos.

Pressões tecnológicas e financeiras também representam novos desafios nas agendas destes profissionais, que passam a se preocupar cada vez mais com índices matemáticos, como os utilizados para avaliação das ações de marketing, e Retorno sobre Investimento (ROI). Por conta disso, veremos crescer nos próximos anos o número de engenheiros, administradores e até mesmo matemáticos trabalhando com comunicação, propaganda e marketing.

Apesar de os profissionais de marketing ainda passarem a imagem de que lidam com resultados não quantificáveis, já é possível identificar os que se destacam ao demonstrar retorno concreto e elevado para suas organizações, com o desenvolvimento de ações de comunicação cada vez mais alinhadas com os negócios.

As transformações socioculturais sempre foram grandes impulsionadoras na criação de tecnologias e no direcionamento de diversos setores da indústria. É interessante acompanhar de perto estes movimentos, que se repetem em ciclos em nossa sociedade. Esses desafios impostos aos profissionais de marketing são similares ao que aconteceu com o avanço do e-business e e-commerce há mais de uma década, avanço esse que moldou um novo modelo de varejo e relacionamento com os clientes.

Integração. Hoje, surge um novo profissional de marketing, que precisará cada vez mais ter visão integrada da empresa e pensar além da marca, pois será cada vez mais cobrado para trazer soluções a partir dos dados disponíveis. Não bastará mais ser apenas criativo e criador de ideias.

Senso crítico, poder de decisão e colaboração, capacidade analítica e habilidade de gerir pessoas serão aptidões cada vez mais valorizadas nesse profissional.

É um contexto que traz muitos desafios, mas representa também oportunidades para inspirar mentes, impulsionar carreiras e até mesmo criar vertentes para formas tradicionais do trabalho de comunicação.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,marketing-e-midias-sociais–,825804,0.htm

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.