José Serra lidera a disputa pela Prefeitura de São Paulo

 

 

Candidato do PSDB tem 31% das intenções de voto; Celso Russomano é o segundo, com 16%

O primeiro levantamento do IBOPE Inteligência sobre a sucessão municipal em São Paulo aponta o pré-candidato do PSDB, José Serra, à frente dos demais candidatos presentes no cenário testado na pesquisa, registrando 31% das intenções de voto entre eleitores entrevistados.

Na segunda colocação, Celso Russomanno (PRB) atinge 16% das menções dos eleitores paulistanos. Em um patamar bastante inferior, aparecem tecnicamente empatados na terceira posição Netinho (PC do B), Soninha (PPS), Gabriel Chalita (PMDB), Paulinho da Força (PDT) e o petista Fernando Haddad, com índices entre 8% e 3% das intenções de voto. Os demais nomes presentes no cenário testado não atingem índices superiores a 1%. Os eleitores que declaram votar em branco ou que anulariam o voto somam 11% e os indecisos, 10%.

Neste momento, em que não há ainda definição oficial sobre os candidatos que concorrerão às próximas eleições, foi testado somente um cenário de intenção de voto, considerando os nomes mais prováveis para esta disputa.

O IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação dos nomes de candidatos. Nesta situação, cerca de seis em cada 10 eleitores paulistanos declaram não saber em quem votariam ou não opinam sobre sua preferência e 13% declaram intenção de votar em branco ou nulo. Nesse cenário, o tucano José Serra tem 11% das preferências e os demais nomes citados espontaneamente não ultrapassam 2%.

Rejeição de voto 
Dentre os possíveis candidatos à prefeitura de São Paulo, Netinho é o que aparece com o maior percentual de rejeição: 38% dos eleitores não votariam nele. Com um índice de rejeição bastante próximo ao do pré-candidato do PC do B aparece José Serra (35%), que lidera as intenções de voto neste momento. Com percentuais que variam entre 19% e 17% de rejeição estão Levy Fidelix, Paulinho da Força e Soninha. Os que têm menor índice de rejeição são Russomanno (13%), Haddad (12%), Luiz Flávio D’Urso (11%), Gabriel Chalita (11%) e Carlos Giannazi (9%).

Nesta pesquisa o IBOPE Inteligência utilizou a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções, dando aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.

Avaliação da administração municipal 
A administração do prefeito Gilberto Kassab é avaliada positivamente por cerca de 1/5 dos eleitores paulistanos (22%, soma dos índices ótima ou boa), enquanto 38% classificam-na como regular e 39% como ruim ou péssima.

Já na pergunta de aprovação da administração, 58% desaprovam a forma como Kassab vem administrando São Paulo e 35% aprovam a sua gestão.
A saúde é apontada por 64% dos eleitores de São Paulo como o principal problema do município, seguida pela área da educação (46%). Em um terceiro patamar aparece a segurança pública e o transporte coletivo, com 36% e 34% das menções, respectivamente.

É importante frisar que os índices representam a soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.

Avalia&cc edil;ão das administrações estadual e federal 
A administração do governador Geraldo Alckmin é avaliada de maneira positiva, ou seja, como ótima ou boa, por 42%, regular por 38% e de forma negativa por 18% (índice dos que avaliam como ruim ou péssima).

A administração da presidente Dilma Rousseff é avaliada como ótima ou boa por 65%, como regular por 1/4 do eleitorado e como ruim ou péssima por apenas 8% dos eleitores da capital paulista.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 0989 | 2012)
Período de campo:
 a pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 07 de maio de 2012.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 805 eleitores.
Margem de erro: é de 3 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Contratante: IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria LTDA.
Registro: Pesquisa registrada junto ao TRE-SP, sob número de protocolo SP-00027/ 2012.

http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&nome=home_materia&db=caldb&docid=B78AE46A0579B1F2832579FA006281A3

Um comentário sobre “José Serra lidera a disputa pela Prefeitura de São Paulo

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.