Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing

A partir de 2017 começamos a ver várias empresas a utilizarem inteligência artificial em suas soluções de negócios. No meu artigo “Inteligência Artificial, Machine Learning e Computação Cognitiva: O que São e Suas Diferenças” explico as diferenças entre as tecnologias e listo os serviços que envolvem nossa inteligência cognitiva.

Resumindo, a inteligência artificial é a simulação da capacidade humana de conseguir aprender e resolver problemas. Um bom exemplo de tomada de decisão em nosso dia-a-dia é a funcionalidade de Teste A/B que ferramentas de automação de marketing ou e-mail marketing possuem. A ferramenta envia 2 ou mais e-mails para 10% de sua base de dados (por exemplo, 5% de sua base de contatos recebe o e-mail A e os outros 5% recebe o e-mail B). Você define qual a métrica que deseja ser a vencedora (maior taxa de abertura, cliques, conversão ou efetividade). Apesar de você definir a métrica do vencedor, existe um sistema que está analisando o comportamento de cada contato para calcular qual e-mail teve melhor performance e, assim, enviar para os demais 90% dos contatos de sua base de dados.

Este é um exemplo que ficou simples de tomada de decisão que faz parte de uma parcela dos profissionais de marketing. Mas existem vários outros que talvez não seja tão óbvio:

  • Mídia programática (analisa o preço que foi ofertado por um anunciante e o público alvo que o anúncio deve ser apresentado)
  • Redes sociais (com base no comportamento e interesse, analisa quais notícias devem ou não ser apresentadas para cada usuário)
  • Sistemas de busca (tomam decisões simples de qual informação apresentar primeiro com base em algoritmo de relevância da informação)
  • Assistentes virtuais (em smartphones e tablets para realizarem ações como consultar informações na internet, calendário, ligações entre outras atividades)
  • Sites de músicas e filmes (existe uma inteligência para analisar cada música e filme que você interage para criar seu perfil e realizar recomendações)

A inteligência artificial permite uma capacidade de individualização, personalização e recomendação de conteúdo jamais visto antes. Não importa quantos milhões de contatos você possa ter (ou vir a ter) em sua base de dados; é possível personalizar sua mensagem no nível do indivíduo. Esta capacidade tem atraído empresas de todos os tamanhos e segmentos. A capacidade de conseguir desenvolver um diálogo individual tem sido o diferencial de várias startups que tem ocupado o lugar de grandes empresas.

Mas, Como Funciona?

Não pense que é difícil trabalhar com inteligência artificial, porque não é. Existem várias maneiras para você rapidamente adotar a inteligência artificial em seu dia-a-dia sem precisar que sua equipe de TI (Tecnologia da Informação) seja acionada. Vamos ver alguns exemplos abaixo:

  • Reconhecimento de imagens, redimensionamento e tageamento: é possível contratar serviço na internet que permite importar todos os seus ativos de marketing (fotos, vídeos, documentos), analisá-los e criar tags em questão de minutos. As imagens importadas podem ser redimensionadas para todos os tamanhos de mídias disponíveis (display, site, e-mail, dispositivo móvel) sem a necessidade de utilizar ferramenta de edição.
  • Recomendação de conteúdo: você pode adicionar um código JavaScript (como é feito pelas ferramentas de web analytics) no seu site e a solução de recomendação analisará o comportamento de seus visitantes para recomendar o conteúdo ideal para cada público.
  • Análise preditiva: permite que você importe sua base de dados e conheça profundamente seu público com recomendações pertinentes como, por exemplo, que são as pessoas mais engajadas, seus melhores clientes, quem perderá engajamento e quais são os contatos que o abandonará.
  • Assistente de marketing: você pode contratar uma solução de marketing que contenha um assistente que poderá interagir com você através de texto ou voz para analisar a performance de seus canais digitais em segundos, criar audiências e gerar insights sobre o comportamento de seus clientes.

Veja abaixo um exemplo de interação que você poderá ter:

Por Onde Começar?

Recomendo que você comece a partir de seu banco de dados por pelo menos 4 motivos:

  1. Você obterá vários insights sobre seu público porque a cada interação você entenderá o que está acontecendo e porquê;
  2. Não dá mais para viver de estatísticas, você precisa conhecer cada contato que está interagindo com sua marca e reduzir o custo de comunicar somente através de anúncios;
  3. Evitar que sua marca seja irritante e apresente sempre a mesma informação;
  4. Inteligência artificial não faz mágica! Não é possível identificar quem é ou não seu cliente se você não possuir uma base inicial para ser analisada e trabalhada nos meios digitais.

A partir da sua base de contatos e seus canais de comunicação (e-mail, site, aplicativo, CRM, call center) será possível que o sistema de inteligência artificial gere insights como, por exemplo:

  • Clientes que abandonarão sua marca (churn)
  • Cliente de maior valor
  • Clientes que estão perdendo engajamento
  • Analisar a performance de suas comunicações
  • Identificar problemas de navegação em seu site e aplicativo
  • Analisar imagens, vídeos e documentos para rapidamente catalogá-los
  • Recomendar qual conteúdo é melhor para um determinado público
  • Gerar alertas em tempo real quando algo fora do padrão acontece

Quanto mais você conhece seu público, melhor você será sua estratégia de comunicação e o retorno do investimento feito. A inteligência artificial aplicada à sua solução de marketing permitirá que você faça os ajustes necessários com muita agilidade na sua estratégia de marketing. Você conseguirá visualizar quais caminho geram maior retorno financeiro em tempo menor; quais experiência são boas e quais impactam em seu negócio. O objetivo final é ajudar profissionais de marketing e empresas a se transformar rapidamente, estabelecer uma comunicação com o público certo e aumentar sua receita com ofertas e comunicações relevantes.

Resultados da Inteligência Artificial Aplicado ao Marketing

Abaixo listo o que você pode esperar por adotar a inteligência artificial em sua empresa:

  • Ter um assistente virtual que envia alertas em tempo real
  • Personalizar ofertas e aumentar as vendas em 40%
  • Criar audiências em minutos e antecipar as necessidades de seus clientes
  • Economizar até 40 pessoas por ano
  • Identificar problemas de navegação e evitar perda de dinheiro por má experiência
  • Aumentar eficiência
  • Identificar tendências

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o que a IBM está fazendo para transformar o marketing com nossa inteligência artificial, acesse os links abaixo e saiba como mudamos a maneira que os profissionais de marketing trabalham:

 

O conteúdo deste post foi compartilhado em nosso webinar Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing em Junho de 2017. Clique aqui para ouvir o conteúdo e as perguntas que foram feitas.

 

 

Fonte: IBM

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.