Homens as compras

“Homens às Compras”, realizado pela ToolboxTM – consultoria especializada em trade e shopper marketing – que revela os mitos e as verdades sobre o comportamento masculino no ponto de venda (PDV).

A pesquisa identificou seis perfis de homens que frequentam empresas de varejo e autosserviço: Shopper Expert (53%), Executor de Tarefas (15%), Comprador Selfie (13%), Dono de Casa (12%), Caçador de Especialidade (5%) e Iniciante no PDV (2%). Confira detalhes no quadro abaixo.

Foram entrevistados, via internet, 600 homens com idades entre 18 e 70 anos, nos meses de fevereiro e março desse ano.

Veja os seis perfis do shopper no varejo de autosserviço identificados pela pesquisa Homem às Compras

PDVM1Com idade média de 42 anos, pertencem às classes A e B e frequentam supermercados e hipermercados entre uma e duas vezes por semana. São suscetíveis a promoções e a experimentação de novas marcas. Organizados, são os principais usuários de lista de compras. Fazem metade das compras sozinhos e gastam mais quando estão acompanhados.

 

 

 

 

PDVM2São casados, têm filhos com mais de 18 anos e trabalham fora em período integral. Frequentam o supermercado, em média, a cada 15 dias. Não possuem marcas favoritas e se atraem por lançamentos no PDV. Sempre fazem compras acompanhados das esposas. Não gostam de gastar e compram por preço, principalmente produtos de limpeza e higiene pessoal.

 

 

 

 

PDVM3Moram com os pais e não são responsáveis pela compra. Vão ao mercado menos de uma vez por semana e compram, principalmente, produtos de uso individual. São pouco fiéis a marcas e suscetíveis a promoções. Buscam lançamentos e são heavy users de versões for men. Vão às compras quando solicitados e em ocasiões especiais, quando se envolvem mais.

 

 

 

 

PDVM4Na faixa de 18 a 40 anos, é o grupo com mais homens que fazem home office. A maior parte não possui filhos. Frequentam o mercado, em média, de duas a quatro vezes por semana. Gostam dos mercados de bairro pela conveniência da proximidade. São os que mais gastam com higiene pessoal e comida congelada. Gastam mais quanto estão com os amigos.

 

 

 

 

 

PDVM5Solteiros ou divorciados, poucos possuem filhos. Frequentam o supermercado no máximo uma vez por semana. São os mais céticos em relação a experimentar novas marcas. Raramente compram algo não previsto. São consumidores das linhas for men. Preferem as lojas grandes (hiper) por realizar mais compras de abastecimento.

 

 

 

 

 

PDVM6Com idade média de 27 anos, são solteiros e moram sozinhos ou com amigos. Grupo com maior número de esportistas, os iniciantes se dividem entre ir sozinho ao supermercado ou com pais ou amigos. Gostam de ir para comprar produtos para consumo próprio. São os mais dependentes de ajuda no ponto de venda e buscam auxílio de funcionários.

 

 

 

 

 

Fonte: ToolboxTM / Ilustrações: Fotolia.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.