Fundador do Orkut vem ao Brasil para falar sobre os desafios e bastidores da rede social e da criação de produtos inovadores

O desenvolvedor e empresário participará do maior evento de Product Management da América Latina, o Product Camp, no dia 13 de dezembro, em São Paulo

Orkut Buyukkokten, desenvolvedor de software e fundador do Orkut.com – rede social que ganhou os brasileiros no início dos anos 2000 – tem presença confirmada na 6ª edição do Product Camp, maior evento de Product Management da América Latina, que acontece na cidade de São Paulo. No dia 13, o empresário vai palestrar no maior palco da conferência, que é organizada pela PM3, escola referência em educação de produtos digitais do Brasil. 

Na palestra, Orkut contará a história de criação, crescimento e desfecho da plataforma batizada com o seu nome, explicando como alguns fatores comportamentais dos brasileiros em relação ao resto do mundo fizeram dela um sucesso retumbante no Brasil. Além disso, Orkut também  abordará tópicos como a estrutura do time na época, como era feita a priorização de features e a história desde a inspiração para lançar até sua saída do projeto.  

De acordo com Marcell Almeida, CEO da PM3, a participação de Buyukkokten no evento é uma oportunidade única para conhecer mais sobre a criação dos produtos que usamos no dia a dia como iFood, Nubank, Uber e tantos outros. No evento será abordado os processos utilizados por essas grandes empresas, bem como as dificuldades enfrentadas e muitos outros detalhes que serão revelados pela primeira vez pelo Orkut durante a época em que criou e escalou a rede social. “As pessoas gostam de se inspirar em negócios e histórias que deram certo, mas são os erros que ensinam e potencializam as pessoas a se desafiarem e saírem do convencional”, diz. 

Antes de criar a plataforma em 2004, Orkut Buyukkokten era programador e trabalhou por anos com o Google como desenvolvedor front-end em projetos internos da empresa. O ponto de virada para o surgimento da rede social foi a sua ideia de construir um espaço no qual as pessoas poderiam comunicar, engajar e interagir. Quando saiu do papel, a rede social explodiu e, por 10 anos, foi uma das mais usadas – sendo que, só no Brasil, chegou a ter 30 milhões de usuários ativos.

Já em 2008, o empresário migrou de área e se tornou Product Manager do Google, trabalhando em outros projetos da companhia. Naquele mesmo ano, a organização também comprou a rede social e anunciou o seu fim em 2014. No entanto, no último mês de abril, o domínio oficial do site (orkut.com) foi reativado com um comunicado do próprio fundador com a seguinte mensagem: “Estou construindo algo novo”. 

Também fundador de empresas como Club Nexus, Affinity Engines e, agora, Hello, Orkut falará pela primeira vez dos bastidores de sua carreira, seu envolvimento no mundo dos negócios e sua veia criativa para construção de produtos inovadores. “Essa é uma chance única para os profissionais da área de Produto e vai marcar a história do Product Camp”, completa Marcell Almeida.

6ª edição do Product Camp

O evento acontece nos dias 13 e 14 de dezembro e contará com 34 palestras e 4 palcos. A expectativa da PM3 é receber 1.650 participantes em um espaço de mais de 5 mil m² localizado no Centro de Convenções Frei Caneca, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

Após dois anos de edições remotas, o PCamp retorna ao formato presencial, entregando uma experiência completa para os participantes. Além disso, 2022 também  marca a estreia da PM3 como organizadora da conferência. “A aquisição é um passo estratégico de crescimento e prevemos um faturamento de R$ 4 milhões com a nova unidade de negócios”, destaca o CEO da companhia.

“Hoje podemos afirmar que o mercado de Produto é um dos que mais cresce no Brasil. Não à toa, a busca pelo termo ‘Product Management’ aumenta cerca de 100% ao ano, segundo o Google Trends, além de apresentar milhares de vagas abertas no LinkedIn. Sendo assim, o Product Camp é uma oportunidade para a comunidade conhecer as tendências e entender como as empresas mais impactantes do setor trabalham”, complementa.

O encontro ainda terá a participação de especialistas de empresas como Amplitude, Loft, Bain & Company, PicPay, Magalu, dentre outros convidados. Além disso, em seu histórico, a conferência já recebeu parceiros de renome no mercado, como Quinto Andar, OLX, Creditas, Nubank e Loft e neste ano conta com os patrocinadores OLX Brasil, Accenture e XP Investimentos.

Serviço

Product Camp 2022: We got the power

Dia: 13 e 14 de dezembro

Horário: das 08h às 18h

Ingressos: no site da Sympla no link

Sobre a PM3

A PM3 é a maior referência em educação de produtos digitais do Brasil. Ao apostar na grande diversidade de instrutores – membros das maiores empresas de tecnologia do país -, a edtech consegue unir teoria e a prática da área de produtos de maneira online, organizada, aprofundada e democrática.

Com mais de 17 mil estudantes, a escola tem como propósito elevar a barra de ensino no setor e colocar o Brasil no mapa da inovação em produtos digitais mundial. 

Para mais informações, entrevistas e personagens da PM3:

Equipe MOTIM

Hadassa Nunes – hadassa.nunes@motim.cc

(11) 95968-1060

Caroline Tondato – caroline.tondato@motim.cc 

(11) 98183-4482

Luís de Magalhães – luis.magalhaes@motim.cc

(11) 95292-8049

MOTIM

www.motim.cc 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.