“Folha” é o jornal com mais leitores na Grande São Paulo, diz pesquisa

O jornal Folha de S.Paulo lidera em número de leitores de jornal na Grande São Paulo, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos Marplan. A pesquisa, relativa ao primeiro semestre deste ano, aponta que a Folha conta com 1,567 milhão de leitores diários, seguida pelo jornal O Estado de S. Paulo, com 1,277 milhão de leitores.

Os dados integram uma pesquisa domiciliar feita diariamente pelo instituto Ipsos e que mede hábitos não apenas de consumo de mídia, mas também de outros bens e serviços. Foram ouvidas 29 mil pessoas ouvidas em 13 mercados (Brasília, regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Vitória, Goiânia e São Paulo e mais o interior de São Paulo). Esses mercados recebem 86% dos investimentos publicitários.
A pesquisa revelou ainda que, em todo o país, a penetração dos jornais corresponde a 43% da população com dez anos ou mais. As regiões metropolitanas onde o hábito de leitura de jornais é mais difundido são Porto Alegre (74%) e Belo Horizonte (64%). Em São Paulo, a penetração dos jornais é maior no interior (48%) do que na capital (37%)
O número de leitores supera o da circulação dos veículos uma vez que o jornal costuma ser compartilhado por diferentes pessoas em uma mesma residência. Pelo IVC, instituto que mede a circulação dos veículos, a tiragem média diária da “Folha” em todo o país, no ano passado, foi de 297,2 mil exemplares.
Fidelidade
Neste ano, a pesquisa incluiu novas perguntas para analisar como se comportam os leitores de jornal pelo país. O estudou revelou que existe uma grande fidelidade dos leitores em relação aos veículos impressos. “As pessoas acessam a internet do computador, do celular, mas não deixaram o hábito de ler jornal ou revista”, afirma Diego Oliveira, diretor da Ipsos Marplan.
O estudo mostra também que o leitor costuma estar concentrado quando lê jornal. Mais de 60% dos entrevistados afirmou não realizar nenhuma outra atividade. Entre as razões para ler jornal, estão saber das notícias (45%); manter-se atualizado (37%); informar-se sobre notícias de esportes (31%); aprender sobre cultura geral (28%); informar sobre shows e espetáculos (26%), informou o portal Agência de Notícias Jornal Floripa.
Leia Mais:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.