Estratégias da comunicação: Conferência do GP 2013

ESTRATÉGIAS DE DIVERSAS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO DOMINAM A CONFERÊNCIA

DO GP 2013

500 pessoas estavam na plateia e mais de 20 convidados movimentaram os debates

São Paulo, dezembro de 2013 – A 8ª edição da Conferência do Grupo de Planejamento (GP) – #GP13 reuniu 500 espectadores no WTC Convention Center de São Paulo na última semana, dia 02 de dezembro. O evento, com conteúdo focado em planejamento do mercado publicitário brasileiro e um dos maiores da América Latina, promoveu um diálogo rico sobre a área a partir das palestras de profissionais renomados, além da abertura para a participação do público.

O tema “Somos Estrategistas” foi destrinchado durante o encontro, por representar o dia a dia dos planejadores publicitários e dos profissionais de outros setores da comunicação. Eles discursaram sobre as próprias experiências e seus conhecimentos serviram de repertório para a plateia. O presidente Marcio Beauclair (diretor de Planejamento da Africa); e os vice-presidentes Ira Finkelstein (VP de Estratégia da Dentsu Brasil) e Raphael Barreto (VP de Planejamento da Giovanni+DraftFCB) compõem a atual gestão da entidade e abriram a Conferência deste ano.

“Esta edição foi um sucesso, pois o tema “somos estrategistas” cumpriu a missão de expressar um sentimento real e verdadeiro de todos os planejadores, estejam eles em agências tradicionais, digitais, de ativação, em veículos ou em empresas. As palestras ministradas por profissionais das mais complexas atividades que exigem a estratégia, como criminalistas, políticos, empresários e antropólogos, provocaram reflexões de como podemos evoluir nosso raciocínio estratégico a um patamar de maior relevância para as marcas e até mesmo para a sociedade”, diz Ira. “Tirar os planejadores do automatismo, de práticas comuns e levar conhecimento superior e formação de alta qualidade é o papel do Grupo de Planejamento ao realizar uma Conferência deste nível”, destaca a vice-presidente do GP, Ira Finkelstein.

O diretor de cinema Heitor Dhalia, sócio da ParanoidBR e com grandes filmes no currículo, como Serra Pelada (2013), apontou semelhanças entre a dramaturgia, o jogo de Xadrez e as estratégias exercitadas em outras áreas da comunicação, que dependem de um bom material, tempo e teste prévio para sair da zona de conforto e alcançar resultados satisfatórios.

Palestras a respeito de estratégias tomadas em outras funções – por gestores, sócios e clientes – também estavam no evento. O sócio, presidente e diretor de planejamento da Santa Clara, Ulisses Zamboni, atentou o público à pró-atividade buscada pelas agências ao contratar profissionais da área: “Quando chega um planejador, muitas vezes está acostumado com a mesmice do que realizava e sem opinião própria. Tentamos explorar dele trabalhos autorais e gerar conflito para ficar cada vez melhor. Buscamos tirar o planejamento do modo commodity”.

Já a head of planning & creative da The Talent Business em São Paulo, Luciana Ceccato, surgiu com um viés pela rotina de trabalho de um estrategista, o qual, segundo ela, costuma perder o foco ao querer dominar todas as etapas: “Estratégia não é controle, mas sim conhecimento, liberdade. Perdemos o dom do atrito e da opinião crítica. Temos lacuna de sucessores, pois muitos chegam ao topo dos cargos rapidamente e depois não encontram desafios para continuar”.

A Conferência reservou parte do encontro para o Prêmio GP Formadores -Estratégia que Inspira, uma homenagem a Celia Belem, proprietária e diretora de Planejamento da Arquitetura de Conhecimento. Ela ressaltou a curiosidade como uma das principais características que deve mover um planejador. Uma nova ação do Grupo de Planejamento também foi lançada durante a #GP13 – o prêmio GP Big Think. A premiação é voltada exclusivamente aos planejadores e cases que se destacam pelas estratégias adotadas. As inscrições terão início em março e o evento está previsto para maio de 2014.

Andre Akkari, Cila Schulman e Dr. Pierpaolo Bottini formaram as apresentações sobre estratégias no Pôquer, na política eleitoral e no judiciário, respectivamente. “Conhecer como eu, como o inimigo e como o campo onde será a guerra funcionam é essencial. Só assim é possível adotar estratégias durante um julgamento”, esclareceu o professor-doutor do Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense da Faculdade de Direito da Universidade São Paulo (USP).

Felipe Senise e Daniel De Tomazo apresentaram a Sandbox Escola de Estratégia, que será lançada no próximo ano. Os cursos e testes online estarão abertos para quem tem interesse em exercitar a função de um planner, independente da área onde atuam. Os sócios frisaram uma das principais missões do projeto, a de não se basear apenas na teoria, mas sim de evoluir por meio da prática: fazendo, arriscando, acertando, errando e, principalmente, tendo sempre um feedback de qualidade sobre os exercícios.

O público também interagiu com o mural confeccionado manualmente pela Liga Pesquisa, que selecionou algumas mensagens das ruas. As informações de pessoas comuns foram recolhidas por uma urna que passou por parques e praças de São Paulo com a seguinte pergunta: Qual é a estratégia da sua vida?. As respostas foram incluídas no painel.

Convidados internacionais

Dr. Bob Deutsch, presidente da consultoria de marketing estratégico Brain Sells, foi o primeiro convidado da #GP13. Ele destacou a não linearidade do público e que este é o principal aspecto que deve ser analisado por quem trabalha com anunciantes e com a divulgação de marcas: “Pessoas buscam por significados relevantes a sua identidade. Não são apenas consumidores de produtos e não podem ser capturados ao serem tratados como etapa final a ser alcançada por uma ação publicitária”. Ainda indicou os brasileiros como uma das nações que mais mostram sensibilidade diante da comunicação.

Abigail Posner, chefe de planejamento estratégico do Google, mostrou diversas intervenções digitais que as pessoas costumam compartilhar na internet e que se tornam virais de grande repercussão. Destacou as causas que fazem este tipo de conteúdo chegar a números altos de visualizações e pontuou alguns aspectos do seu artigo – “The Memes With Meaning: Why We Create and Share Cat Videos and Why it Matters to People and Brands”.

Em Estratégia do Ano, Nick Chapman e Joshua Brandau, vice-presidente de Estratégia e vice-presidente de Mídia da Pereira & O´Dell, respectivamente, apresentaram as táticas e estratégias que tomaram em “The Beauty Inside”, feita para a Intel & Toshiba. Esta ação retrata um homem que a cada dia está em um corpo diferente e que encontra barreiras quando se apaixona. A campanha obteve alcance mundial, com 70 milhões de visualizações e 26 milhões de interações. A ação ganhou três GrandPrix no Cannes Lion 2013.

Sobre o Grupo de Planejamento

O Grupo de Planejamento é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo promover e desenvolver a atividade de planejamento no mercado publicitário no País. Responsável pela #GP13, maior conferência da área de planejamento das Américas, hoje tem como presidente Marcio Beauclair, diretor de Planejamento da agência Africa. A entidade ainda conta com Raphael Barreto (Giovanni+Draftfcb) e Ira Finkelstein (Dentsu Brasil) como vice-presidentes. Grandes nomes do mercado integram o seu Conselho: Ana Cortat (Africa), Eduardo Lorenzi (Neogama/BHH), Cynthia Horowicz (DM9DDB), Rita Almeida (CO.R), Laura Chiavone (Limo Inc.) e Ulisses Zamboni (Santa Clara).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.