E essa tal NETNOGRAFIA?

Artigo do Ideia do Marketing

http://www.ideiademarketing.com.br/2012/05/04/e-essa-tal-netnografia-entrevista-com-tatiana-tosi

Entrevista com Tatiana Tosi

by PAULO LIMA

A Netnografia tem uma relação intrínseca e essencial em relação à cultura das comunidades, pois nela reside, como já dizia Christine Hine, o seu artefato cultural…

Pesquisadora de tendências e  comportamentos sociais digitais, com ênfase em netnografia, Tatiana Tosi é Pós-Graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP). Especialista em Inteligência Competitiva nas Redes Sociais pela Fundação Getulio Vargas (SP), é Membro do Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento ECA USP.

Ela ministrou um curso sobre Netnografia pela Trespontos, onde tive o prazer de comparecer e aprender muito sobre o assunto que, inclusive, é relativamente novo no mercado.

Para compartilhar um pouquinho do conteúdo com vocês, entrevistei-a e ela contou um pouquinho sobre “essa tal netnografia”, um assunto um tanto desconhecido para muitos, mas muito importante no cenário atual do marketing e da própria rede.

IDEIA – Consegue resumir a essência de um trabalho de netnografia?

Tatiana Tosi – A essência da Netnografia reside em analisar todos os nossos símbolos que nos representam na construção da persona ou avatar, é um método de pesquisa qualitativo, baseado nos princípios da etnografia virtual, derivado da etnografia, este aplicado por antropólogos.

IDEIA – Quando uma marca busca ou precisa deste tipo de trabalho?

Tatiana Tosi – A Netnografia é aplicada para entender e compreender com profundidade os problemas já identificados na marca ou também gerar novos insights através da co-criação.

IDEIA – A quem envolve um trabalho de netnografia? Há relação entre números x comportamento?

Tatiana Tosi – A Netnografia envolve profissionais de diversas áreas: pesquisadores qualitativos e quantitativos, antropólogos, sociólogos, caçadores de tendências – cool hunting. A relação entre os números e o comportamento é alta, pois na Netnografia temos oportunidade de obter uma alta amostra e com alta densidade.

IDEIA – Se pensarmos nos princípios antropológicos da netnografia, quais são suas principais características?

Tatiana Tosi – As principais características derivadas da etnografia como método são:

a) Baseada em pesquisa de campo – conduzida no local onde as pessoas vivem

b) É personalizada – conduzido por pesquisadores que estão face a face com as pessoas que estão estudando.

c) É multifatorial ou multidisciplinar – aplicando diversas técnicas de coleta de dados.

d) É holístico – conduzido para revelar o retrato mais completo possível do grupo em estudo.

IDEIA – Qual a relação que a netnografia tem com a cultura das comunidades? Conte um pouquinho sobre os tipos de participação e interação que podemos encontrar em cada uma delas.

Tatiana Tosi – A Netnografia tem uma relação intrínseca e essencial em relação à cultura das comunidades, pois nela reside, como já dizia Christine Hine, o seu artefato cultural e, ampliando este conceito na visão do Prof. Dr. Kozinets, explica os códigos comportamentais descritos nas histórias compartilhadas no ambiente virtual. A metodologia mais aplicada na Netnografia é a observação – participante, onde o pesquisador observa e participa da comunidade que está inserida.

O Ideia cobriu o curso no twitter. E em uma das discussões, a frase foi citada: “O futuro será compreender o que temos de dados na rede e fazer uma relação com o que temos de dados tradicionais. “ Através desta frase, a leitora @GrazieDocel fez a seguinte pergunta:

IDEIA – Os dados coletados por consumidores da rede são semelhantes aos dados coletados em pesquisas em campo, com “consumidores tradicionais”?

Tatiana Tosi – Hoje, os consumidores permeiam entre os ambientes, ou seja, o virtual é a extensão e espelhamento dos seus códigos e signos comportamentais. No passado, havia disparidade entre a pesquisa de campo e a pesquisa virtual, no momento atual, esta distância vem diminuindo ao longo que nos adaptamos a nova realidade de extensões midiáticas.

IDEIA – Qual a diferença entre os dados macro e micro? Como é o trabalho em cima de cada um deles?

Tatiana Tosi – A visão macro é obtida utilizando as diversas ferramentas de monitoramento no ambiente digital, já a visão micro, é a NETNOGRAFIA per si, é o desdobramento do nosso comportamento, desde do âmbito do consumo, visando compreender o campo pessoal e profissional.

IDEIA – Como é feita a apresentação ao cliente?

Tatiana Tosi – Através do workshop interativo, tendo como principal objetivo, situar o cliente de acordo com os códigos comportamentais construídos e através dos artefatos culturais do público-alvo, em forma de infográficos, dinâmicas e vivências.

IDEIA -Você acha que a netnografia pode vir a ser uma fonte de inovação?

Tatiana Tosi – Hoje, já temos a Netnografia como fonte de inovação atuando em conjunto com novas técnicas de inovação aberta, buscando resultados fora do eixo referente ao comportamento do consumidor, como um todo.

Anúncios

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.