Dilma segue bem avaliada por 62% da população

Fonte: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Dilma-segue-bem-avaliada-por-62-da-populacao.aspx
Aprovação do modo de governar da presidente alcança percentual mais alto desde o início do mandato
JOSÉ CRUZ/ABR
​6 em cada 10 brasileiros considera o governo Dilma bom ou ótimo.
​O governo da presidente Dilma Rousseff continua avaliado como ótimo ou bom por cerca de 6 em cada 10 brasileiros (62%). Já para 29% da população, o governo da petista é regular e 7% o consideram ruim. Os dados são da pesquisa do IBOPE Inteligência, realizada em dezembro, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em todo território nacional.

Segundo a pesquisa, além da boa avaliação da administração Dilma Rousseff, a expectativa em relação ao futuro é alta: 62% dos brasileiros consideram que o restante do governo da presidente será bom ou ótimo, enquanto 25% acreditam que será regular e 7% ruim.

O modo de governar de Dilma também segue bem avaliado, com a aprovação de 78% da população. Embora neste patamar desde março, a marca é a mais alta alcançada nesta medida desde o início do mandato.

Da mesma forma, permanece alta a confiança dos brasileiros em Dilma. 73% declaram confiar na presidente, enquanto 22% desconfiam.

Áreas de atuação

Em dezembro, as ações de combate à fome e à pobreza adotadas pelo governo Dilma alcançam 62% de aprovação da população. A atuação também é aprovada no combate ao desemprego (56%) e nas políticas voltadas para o meio ambiente (52%).

Por outro lado, na comparação com setembro, há piora significativa na percepção da população quanto à atuação do governo na área da saúde e segurança pública, bem como nas políticas relativas às taxas de juros, impostos e combate à inflação. Na saúde, a desaprovação cresce para 74% (ante 65% em setembro). O mesmo ocorre com a segurança pública: o percentual de entrevistados que desaprovam as políticas e ações nessa área sobe de 57% para 68%. As ações relativas à tributação são desaprovadas por 65% (ante 57% em setembro).

A aprovação das políticas e ações de combate à inflação volta a cair, revertendo o saldo positivo apurado em setembro: cai de 50% para 45%, enquanto o percentual de desaprovação sobe de 45% para 50%. Da mesma forma, a avaliação relativa aos juros volta a apresentar saldo negativo: a desaprovação sobe 43% para 51%, enquanto a aprovação cai de 49% em setembro para 41% na pesquisa atual.

Comparação com o governo Lula

Na comparação com o governo Lula, o governo Dilma mantém a tendência de melhora. Em dezembro, o percentual dos que consideram seu governo melhor que o de Lula (19%), já é tecnicamente igual ao dos que consideram superior o governo do seu antecessor (21%). De todo modo, a maioria da população (59%) considera que o governo Dilma é igual ao do ex-presidente Lula.

Sobre a pesquisa:
O IBOPE Inteligência realizou 2002 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, em 142 municípios da País, entre os dias 06 e 09 de dezembro.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.