Todos nós podemos ser seduzidos! A forma e as armas da sedução podem variar, assim como a intensidade com que cada um de nós pode ser afetado, mas somos todos vulneráveis à sedução.
Nosso controle nesse processo é limitado e, mais que isso, muitas vezes é simplesmente nulo. Isso ocorre porque frequentemente somos movidos pelo nosso inconsciente e, como diz o próprio termo, não temos consciência daquilo que nos impulsiona.
A falta de contato com os produtos do inconsciente (sonhos, neuroses, fantasias) potencializa o perigo de nos entregarmos às seduções sem perceber.
De modo geral, as técnicas de venda e do marketing moderno exploram essa nossa fragilidade e nos manipulam além de nosso controle consciente. É comum comprarmos algo de que não precisávamos e nos conscientizarmos disso somente algum tempo depois.
O auto-conhecimento e o esforço por descobrir e integrar os conteúdos de nosso inconsciente constituem as melhores estratégias para aumentar nossa autonomia de decisão frente aos deleites insistentemente prometidos pela publicidade.
A racionalidade não é suficiente como proteção. Muitas vezes usamos de argumentos racionais para justificar algo que já nos atraiu e convenceu antes mesmo de nos conscientizarmos disso. O marketing moderno sabe bem disso e diz que os fatos (referentes a um produto ou serviço) não são importantes para se conquistar o cliente! O consumidor que afirma total autonomia em suas escolhas está apenas se iludindo. É preciso observar atentamente nossa psique para nos precavermos contra o consumismo, dentre muitos outros “ismos” a que estamos sujeitos a nos entregar cegamente.
Este curso abordará, em quatro encontros, conceitos básicos da psicologia analítica, as técnicas básicas do marketing moderno e algumas técnicas de auto-conhecimento (com ou sem o auxílio de psicoterapia) para o aumento de nosso poder de decisão consciente frente às seduções do consumo.

Marcelo Jordão, Engenheiro de Materiais (Mackenzie), Mestre em Ensino de Ciências (USP), certificado em Psychological First Aid (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health) e pós-graduado em Terapia Jungiana pelo IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa). Atuou como professor de Química para o Ensino Médio, autor de livros de ciências didáticos e paradidáticos, também ocupou diversos cargos corporativos nas áreas de engenharia, vendas e marketing. Estuda Terapia Junguiana há mais de 15 anos e desde de 2010 trabalha exclusivamente como psicoterapeuta.