consumo e investimento em mídia na América Latina

Fonte: Inteligência

 

IBOPE divulga estudo sobre consumo e investimento em mídia na América Latina

Postado em 21 de agosto de 2013 por Redação

Ibope Media America Latina 1O investimento publicitário no Brasil alcançou US$ 48,4 bilhões. As telenovelas são as campeãs de audiência na América Latina

Cada vez mais presente no dia a dia dos latino-americanos, a internet é um dos principais destaques da edição 2013 do Media Book. A migração do acesso de locais públicos para o ambiente doméstico impulsionou o acesso à internet em casa, principalmente no Chile (88%), Argentina (83%) e Brasil (79%). Nesses países também ocorre elevada utilização da rede no local de trabalho.

De acordo com o Media Book, a TV aberta está presente na maioria das casas em todos os países da América Latina e isso se reflete fortemente no investimento publicitário. Em todos os países monitorados pelo IBOPE Media, a TV aberta é o meio com a maior participação em relação ao total investido em publicidade. Destaque para o Equador e Nicarágua que do total, 82% foi destinado a TV aberta.

No Brasil, o investimento publicitário alcançou US$ 48.419.580.080 em 2012, sendo que a televisão continua recebendo o maior volume de publicidade 54%, seguida pelo jornal ( 18%) e TV por assinatura (8%).

O investimento publicitário em todos os países é maior na televisão aberta, com as maiores participações do meio publicitário no Equador, na Nicarágua e no Paraguai. Na comparação entre os países, a TV paga é proporcionalmente forte em investimento publicitário na Colômbia, Chile e Argentina, enquanto o rádio se destaca na Colômbia e na Costa Rica. Os jornais têm relevante fatia do bolo da publicidade na Costa Rica, Argentina e no Chile.

As telenovelas atraem grandes audiências em diversos países, com destaque no ano para Brasil, Panamá, Uruguai, Colômbia e Chile. Outros programas também ganharam em 2012 a atenção do telespectador em cada país, como é o caso dos musicais no Panamá, no Uruguai e na Colômbia e dos humorísticos no Peru e na Argentina

A televisão por assinatura está em ascensão em vários países da América Latina, sobretudo no Brasil. As revistas mantêm-se com elevada importância principalmente na Costa Rica, Brasil e em Honduras, enquanto a internet já atinge maior fatia da população na Costa Rica e no Chile.

O rápido crescimento da internet em todos os países da América Latina deve-se à migração de locais públicos para o ambiente doméstico. Os maiores índices de uso de internet em casa são encontrados no Chile, Argentina e no Brasil. Nesses países, também ocorre elevada utilização da rede no local de trabalho. Por outro lado, ainda há grande procura pela internet em locais públicos, como cibercafés, tanto na Colômbia quanto no Peru. Na Colômbia, o grande interesse é pelos sites sociais: quase 82% dos internautas visitam regularmente esses sites.

Ibope Media America LATINA

“O Media Book proporciona uma visão 360° do consumo e publicidade nos meios na América Latina, a partir de um overview completo das informações dos países onde o IBOPE Media está presente. Uma importante ferramenta para identificar oportunidades e para apoiar nas decisões de mídia,“ afirma Antonio Wanderley, chief marketing officer (CMO) do IBOPE Media.

O Media Book contempla estas e outras informações sobre o consumo e investimento em mídia em 13 países da América Latina, coletadas durante 2012. Esta publicação anual do IBOPE Media, agora no formato online, está disponível em português, inglês e espanhol, e oferece uma opção de acesso geral e outra de uso exclusivo dos clientes do Instituto.

Para conferir o Media Book 2013, acesse: www.mediabook.ibope.com

Redação Inteligemcia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.