
“ …. pouco a pouco, fui entendendo que os fatores fundamentais são foco, disciplina e organização”. —- Carlos Júlio, Gestão Descomplicada da CBN
“Uma coisa importante é você dedicar tempo para eles (os filhos), você está em casa, muitos não vão entender que o pai está em casa e não está brincando com eles, então tem de estabelecer esses momentos durante o dia” — Milton Beck, CEO do Linkedin
Para combater a disseminação do coronavírus, milhares de trabalhadores foram obrigados a transformar um espaço de suas casas em ambiente corporativo. O Home Office, conceito que surgiu nos anos de 1990, com o objetivo de reduzir os custos de instalação de equipamentos e infraestrutura das empresas, de uma hora para outra foi imposto a gestores e colaboradores como estratégia para proteger a saúde física dos profissionais e financeira dos negócios.
Para ajudar nesta adaptação, o Mundo Corporativo da CBN ouviu a palavra de dois especialistas no tema: Milton Beck, CEO do Linkedin, e Carlos Julio, CEO do Echos Laboratório de Inovação e comentarista do quadro Gestão Descomplicada, que vai ao ar no Jornal da CBN 2ª edição.
A seguir, faço uma relação das dicas e comentários mais importantes que eles apresentaram durante a nossa entrevista:
- Comporte-se como se estivesse no trabalho — mesmo em casa, você está no trabalho, então mantenha rotina similares, como horário de acordar, tomar o café, trocar o pijama por uma roupa mais apropriada para a função que você vai exercer.
- Crie um espaço específico para trabalhar, mesmo que seja no seu quarto, e tente reproduzir nele algumas características do seu escritório: computador, telefone, cadeira confortável, ferramentas tecnológicas à disposição, água e café ao seu alcance.
- Faça uma agenda das tarefas do dia, defina logo cedo aquilo que você não pode deixar de fazer, identifique suas metas —- assim como você faria no seu escritórioCuidado para não se dispersar diante de uma série de outros estímulos que têm à disposição em casa.
- Respeite os horários de início e fim de expediente.
- Estar em Home Office não significa que você é trabalhador 24 horas ao dia
- Converse com sua família sobre como será seu ritmo de trabalho e a importância de não ser interrompido.
- Saiba que interrupções vão ocorrer, as crianças vão falar e o cachorro vai latir; aceite esses situações.
- Se tiver filhos pequenos, ajuste sua agenda e inclua atividades com eles.
- Crie momentos de pausa, para comer, pensar ou conversar com as pessoas na sua casa —- momentos de descompressão são importantes.
Recado para os líderes e gestores:
- Seja claro e comunique as mudanças organizacionais com rapidez.
- Esteja disponível para consultas a todo momento.
- Não exagere na quantidade de informações emitidas.
- Marque horários para conversar em grupo, oportunidade para fazer um balanço do que se fiz no dia anterior e do que terá de ser feito e para ouvir soluções que colaboradores tenham encontrado para o Home Office mais eficiente.
- Jamais esqueça que algumas conversas são confidenciais ou sensíveis e tanto o líder como sua equipe podem estar em ambientes com pessoas estranhas à empresa.
Ferramentas sugeridas para tornar o trabalho mais produtivo:
Slack —- permite trocar mensagens rapidamente entre membros de uma equipe e a criação de diversos grupos de trabalho, aumenta a produtividade das conversas de trabalho, excluindo a necessidade de e-mails ou mensagens via WhatsApp.
Skype —- serviço de chamada de voz e vídeo
Zoom —- serviço de vídeo conferência
Hangouts Meet do Google —- para equipes que precisam conversar por vídeo
Remote Pulse da SAP — ferramenta que mede a evolução do trabalho em tempo real.
Microsoft Teams —- serviço corporativo de mensagens
WeTransfer — programado compartilhamento de arquivos grandes pela Internet
Google Drive — serviço de armazenamento na nuvem de arquivos como textos, fotos, vídeos e músicas.