Como contar boas histórias e inspirar doações

Para contar sobre as histórias que as ONGs trabalham, o podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa convida Marcelo Martins, co-fundador do Razões para Acreditar, e Daiana Santos, diarista e mãe do jovem João Bernardo Terra, que mudou a história da família inteira com um vídeo emocionante.

O ser humano sempre contou histórias. Seja para divertir, seja para educar, as histórias estão por aí nos livros, nas telas de cinema, nos podcasts e, claro, nas redes sociais. Com tanta gente falando, a competição por atenção ficou bem maior do que quando as histórias eram narradas em volta da fogueira. Mas a verdade é que a história é só a ponta de um iceberg Para impressionar, a história precisa ter um significado mais profundo, uma mensagem a ser passada. Neste ponto que as ONGs se destacam. Estas organizações não governamentais contam com muitas histórias, afinal, trabalham com pessoas, e tem mensagens profundas porque trabalham com causas. 

Para mostrar como se constrói uma boa história, que passe uma mensagem que impressione, o podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa convida Marcelo Martins: formado em Propaganda e Marketing pelo Mackenzie, fez carreira na indústria de cosméticos e perfumaria por 13 anos. Em 2014 Marcelo conheceu Vicente Carvalho (que participou do Episódio 9 deste podcast) e eles se tornaram sócios co-fundadores do Razões para Acreditar, o maior portal de conteúdo positivo do Brasil, e também da VOAA, plataforma de financiamento coletivo do Razões. Outra convidada desta semana é a mãe do João Bernardo Terra, a diarista Daiana Santos. João é um jovem que, com um vídeo postado na internet, emocionou muitas pessoas e mudou a história de toda a sua família.

Também neste episódio, a colunista Duda Schneider, que sempre conta sobre dicas de algo é possível consumir e reverter parte da renda para tornar o mundo um lugar melhor, nos conta sobre o livro “O que eu aprendi até agora”. Este livro é o primeiro produto social fruto da sociedade entre Razões para Acreditar e Editora MOL. Ao todo são 50 postais ilustrados e destacáveis com conselhos inspiradores de pessoas que já viveram mais de 50 anos. Para cada unidade vendida, um livro infantil da MOL será doado para crianças beneficiadas pelo VOAA (vaquinha do Razões) e para ONGs apoiadas pela MOL. Quem adquirir na pré-venda, até 15/08/2021, ganha brinde e frete grátis para todo o Brasil. 

Por outro lado, para os que pensam “mas eu não tenho dinheiro”, a também colunista Rafa Carvalho traz sugestão de doação sem o uso do dinheiro. Rafa convida a todos para conhecer o Instituto História Viva, que conta com voluntários que vão a lares de idosos escutar histórias de vida. Após escutarem, as narrativas são levadas para crianças em orfanatos e hospitais. Essas crianças desenham e/ou escrevem textos sobre a história que ouviram. O resultado dos desenhos e textos são levados de volta para os idosos. Para além do trabalho da ONG, é possível “doar” ouvidos e atenção para escutar as histórias de vida que estão próximas.

Esse podcast é uma correalização do Instituto MOL e do Movimento Bem Maior, com o apoio do Infomoney. Gostou? Compartilhe e espalhe a cultura de doação por aí!

Plataformas de acesso:

Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLIEGmRmY0xPr844wotQ8JuaxVTRkmu-vS

Spotify: https://open.spotify.com/show/4JpKurzVxQHzeIdidFAjw9  

Conheça o Instituto MOL:

Site: institutomol.org.br

Instagram: instagram.com/InstitutoMOL

E-mail: contato@institutomol.org.br

Movimento Bem Maior:

Site: movimentobemmaior.org.br

Linkedin: linkedin.com/company/movimento-bem-maior

Instagram: instagram.com/portalbemmaior

E-mail: contato@movimentobemmaior.org.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.