Cocriação com o consumidor: estratégia de e-commerces e empresas de cosméticos aponta os rumos do setor

Processo inovador inclui o consumidor no desenvolvimento de produtos com o objetivo de atender às necessidades reais do público

São Paulo, julho de 2022 — Entender o consumidor é um dos principais desafios e objetivos de qualquer marca, ainda mais para aquelas que tem como proposta uma jornada baseada na personalização. Para desenvolver produtos e serviços que sejam não apenas atrativos, mas que atendam às necessidades do público-alvo, é preciso ter um conhecimento muito profundo dos desejos e demandas da faixa de público que se quer atingir. Uma das estratégias mais interessantes para isso é o processo de cocriação, em que empresa e consumidor atuam em conjunto para chegar ao resultado esperado.

“Cocriação” significa, literalmente, criar em conjunto. Essa é uma prática que está começando a ser adotada por empresas de diversos segmentos e, entre eles, o de cosméticos. Exemplo disso é a JustForYou, primeira e maior beauty tech de cosméticos personalizados para cabelos da América Latina.

Utilizando sistemas de inteligência artificial, a empresa cria produtos de alta performance e que são adaptados às rotinas, características e desejos de cada consumidor. Rodrigo Stoqui, CCO e fundador da JustForYou explica: “Para conceber uma fórmula personalizada e única, é só acessar o nosso site e completar o quiz, que é feito todo online. Temos uma linha completa de cuidados para o cabelo que pode ser personalizada de acordo com a necessidade de cada um, seja hidratação, finalização, tratamento ou um combo com todas as etapas da rotina capilar”.

Além de contribuir com o processo interno da empresa de mapeamento do comportamento do consumidor e desenvolvimento de produtos, a cocriação é importante também para reforçar a relação que o público tem com uma determinada marca. “Mais do que ser apenas um comprador, o consumidor faz parte da nossa história. Os produtos que criamos são feitos para eles, pensando neles”, destaca Rodrigo.

Com base nesse formato, a JustForYou lançou em 2021 a Máscara com foco em hidratação e o Leave-in, ambos presentes em mais de 80% da cesta de compras. Já em abril deste ano, a marca lançou, após análise de sua base de dados e em cocriação com as consumidoras, uma vitamina destinada a prevenir e reduzir a queda de cabelos, fortalecer as unhas e melhorar a saúde da pele. A queda de cabelo e a necessidade de fortalecimento dos fios estão presentes em pelo menos 65% das respostas do formulário. 

O complexo vitamínico “E Aí, Beleza?” foi desenvolvido a partir da identificação da necessidade de um produto como esse, pois a queda capilar é uma das principais queixas quando se fala da saúde dos cabelos e afeta 50% dos homens até os 50 anos de idade, e 30% das mulheres na mesma faixa etária, como apontam a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Entre os fatores que mais contribuem para a queda dos fios, estão o estresse e a deficiência de vitaminas e nutrientes no organismo, mas a condição também pode ser causada por outros problemas de saúde. 

Fórmulas personalizadas

“Todo o contato que nossos clientes têm com a marca JustForYou é altamente personalizado. A partir de informações colhidas nos questionários de personalização, temos dados que podem ser mapeados para identificar as necessidades dos consumidores e oportunidades de mercado, o que nos permite desenvolver e lançar produtos específicos”, explica Alex Eduardo Domingos, Diretor de P&D e fundador da JustForYou.

Esse trabalho é resultado de investimento em data science, que consiste na coleta e análise de dados. Com base nas informações que são fornecidas pelos consumidores, a empresa tem a possibilidade de ter insights e percepções sobre que tipo de soluções eles desejam. Nos últimos três anos, 2,5 milhões de fórmulas únicas foram analisadas pela tecnologia de personalização da JustForYou. Buscando sempre prezar pelo minimalismo sustentável, a empresa utiliza ingredientes naturais, dispensa químicos agressivos e não testa os produtos em animais.

Sobre a JustForYou

A JustForYou é a primeira e maior beauty tech de cosméticos personalizados para cabelo da América Latina. Por meio de inteligência artificial, a empresa desenvolve produtos de alta performance adaptados às características, rotinas e desejos de cada pessoa. Unindo beleza personalizada e minimalismo sustentável, suas fórmulas exclusivas contém ingredientes naturais e espuma natural, são livres de químicos agressivos e sem testes em animais. Nos últimos três anos, 2,5 milhões de fórmulas únicas foram analisadas pela tecnologia de personalização. A startup começou a expandir sua área de atuação em 2022 para o segmento de saúde e bem-estar, fornecendo a empresas parceiras sua tecnologia de manipulação para medicamentos personalizados e entrando no mercado de testes genéticos para oferecer produtos personalizados para mães e bebês. Atualmente, a JustForYou é a empresa que possui mais dados sobre rotinas, necessidades, efeitos desejados, procedimentos e tipos de cabelo do que qualquer outra do segmento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.