A síndrome da bandeja de morangos e como isso afeta as empresas

Sabe quando você vai comprar morangos e à primeira vista eles parecem maduros e saborosos, mas quando você abre a embalagem, nota que aqueles morangos do fundo da bandeja estão verdes e até estragados?

O mesmo acontece com empresas que confiam em dados superficiais ou que fazem generalizações se baseando na opinião de poucas pessoas.

Citando um caso prático: Uma empresa deseja tomar uma decisão sobre qual deve ser o produto cuja venda ela deve priorizar. Ela tem 2 opções: fazer uma pesquisa com 10 pessoas e ouvir a opinião delas ou fazer uma pesquisa com uma amostra maior, de 350 pessoas, que trará uma margem de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%?

Obviamente, as duas pesquisas tem custos diferentes. Enquanto a pesquisa com 10 pessoas custa X, a pesquisa com 350 pode chegar a 2X ou 3X. Daí a empresa decide contratar uma pesquisa mais barata, ouve apenas 10 pessoas e daí decide generalizar a opinião delas. Seja sincero: você acha mesmo que a opinião de um grupo tão pequeno de pessoas pode representar a opinião de uma base com 10, 20, 30 mil clientes?

>>> matéria completa <<<

Se você não quer ser enganado por informações tendenciosas, faz toda a diferença saber escolher quais pessoas consultar e em qual quantidade. Peça a ajuda de um estatístico ou analista de dados. Ele saberá te dizer como fazer isso e obter dados que sejam confiáveis e que representem a sua realidade.

Fonte: Ricardo Martins

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.