A São Paulo que a população quer!

Fonte: IBOPE

 

Conecta e Estadão reúnem propostas de moradores para melhorias na capital paulista. Confira o ranking com as melhores ideias
SHUTTERSTOCK
​Em 34 dias de pesquisa, foram cadastradas 4.457 propostas para São Paulo.
​A iniciativa “Que São Paulo você quer?”, parceria entre o jornal O Estado de S. Paulo e o CONECTA, unidade do IBOPE Inteligência especializada em soluções online, estimula a população para a geração de ideias que atendam aos anseios e expectativas em relação à cidade de São Paulo. Uma verdadeira co-criação coletiva que gera novos insights a partir da criatividade dos participantes que podem dar suas ideias e pontuar as ideias dos outros. A ação permaneceu no ar por 34 dias, resultando em 4.457 ideias para  melhorar a qualidade de vida da capital paulista.

As ideias mais bem avaliadas pelo público foram listadas em um ranking, dividido em 12 categorias: Poluição, Verde e Sustentabilidade, Segurança, Transporte Público, Trânsito, Convivência, Educação, Saúde, Administração, Cultura e Lazer, Urbanismo e Paisagem Urbana.

Depois, as dez melhores propostas de cada tema foram encaminhadas a um júri especializado, composto por dez pessoas selecionadas pela equipe do jornal o Estado de S. Paulo, que escolheram a melhor ideia de cada área. Confira a seguir, as propostas campeãs que refletem a São Paulo que a população quer.

Trânsito – 955 ideias:
Campeã: “Incentivar as empresas a flexibilizar seus horários de funcionamento (começando e terminando uma hora mais cedo ou mais tarde, por exemplo) para diminuir o trânsito.” Enviada por Luiz Claudio Ribeirinho, consultor, 36 anos, Freguesia do Ó.

Transporte público – 651 ideias:
Campeã: “Metrô. Precisamos ter um sistema de transporte semelhante ao de Londres e Berlim. Moro na Alemanha há um ano e vejo como isso faz diferença na vida das pessoas”. Enviada por Leandro Gomes Silva, estudante, 24 anos, Santana.

Verde e sustentabilidade – 634 ideias:
Campeã: “Ampliar a área verde da cidade com a criação de parques, mini-hortos, praças e plantio de árvores em todas as vias, bem como elaborar plano paisagístico para a revitalização de todas as praças existentes, em especial na área central”. Enviada por Idérito Miguel Caldeira, administrador público, 59 anos, Vila Maria.

Paisagem Urbana – 438 ideias:
Campeã: “Um dos fatores que contribuem para a poluição visual são os postes com fios à mostra. Passou da hora de a cidade ter um programa para enterramento, o que daria mais espaço a árvores e calçadas”. Enviada por Gabriel de Toledo, estudante, 18 anos, Jd. Marajoara.

Urbanismo – 397 ideias:
Campeã: “São Paulo precisa aproximar o morador de seu local de trabalho ou estudo. Precisamos de vários pequenos núcleos com escolas, hospitais, creches, empregos e moradias que sejam de fácil acesso, de bicicleta ou a pé”. Enviada por Marcelo Carabetto Araújo, bancário, 28 anos, Jabaquara.

Convivência – 293 ideias:
Campeã: “Continuar o Cidade Limpa e resolver o problema da poluição sonora: motos e carros com escapes abertos, volume de música desproporcional e festas nas ruas de madrugada”. Enviada por Hauryn de Carvalho Lima, analista de sistemas, 30 anos, Limão.

Cultura e Lazer – 270 ideias:
Campeã: “Mais opções de cultura e lazer em todos os bairros, não só no centro”. Enviada por Luiz Augusto Ferreira Carneiro, economista e atuário, 41 anos, Vila Madalena.

Administração -229 ideias:
Campeã: “Poupatempo é uma ideia genial e que tem agradado a muitos. Deveria ser ampliada a outros campos, com a criação de ‘Poupatempos da Saúde’, por exemplo. Haveria complexos parecidos com o Hospital das Clínicas e especialidades diversas nas quatro regiões da cidade”. Enviada por Michel Oliveira, Cidade Líder.

Educação – 212 ideias
Campeã: “Quero uma São Paulo que priorize a educação, por meio da valorização dos professores, do oferecimento de material didático de qualidade e de projetos de incentivo à leitura e à pesquisa, mesmo no ensino básico. Só assim nossa cidade formará cidadãos”. Enviada por Daniela Gomes dos Santos, estudante, 20 anos, Grajaú.

Segurança – 175 ideias:
Campeã: “Para termos mais segurança, é necessário construir mais postos policiais em cada bairro. Além disso, mais iluminação nas ruas e praças”. Enviada por Raquel Castro, consultora logística, 34 anos, Liberdade.

Saúde- 108 ideias:
Campeã: “Instituir prontuário eletrônico dos pacientes de postos de saúde da Prefeitura. No cartão do SUS, seriam colocados doenças, exames atualizados e medicação do paciente”. Enviada por José Knoplich, médico, 77 anos, Pacaembu.

Poluição – 95 ideias:
Campeã: “Despoluir de verdade os rios da cidade, criando áreas de lazer e convivência ao longo deles, bem como possibilitar o transporte fluvial”. Enviada por Werner Paulo Iucksch, publicitário, 33 anos, Perdizes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.