A Pesquisa em Luto

19/3/2012 – A PESQUISA EM LUTO.
É com muito pesar que a ASBPM – Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia comunica o falecimento de Eugênia Paesani.

Falar sobre Eugênia não é uma tarefa difícil.

Pessoa boníssima, uma profissional competente que conquistou o respeito de todos os seus colegas de profissão.

Sua vida profissional, marcada pela seriedade e competência, formando um sem número de profissionais na área.

De 1960 até fins de 1968, executou pesquisas no campo macroeconômico e social, sempre como apoio aos planos de desenvolvimento econômico ou de urbanismo na SEPLAN – Secretaria de Planejamento do Estado. Começou como pesquisadora de mercado na Lintas em 1968, já se destacando entre os que trabalhavam na indústria. Realizou o projeto inovador Olhos na TV, que estudou os limites da atenção do telespectador durante o intervalo comercial.

A Eugenia sonhava, pensava grande e todos que trabalham em pesquisa de mercado puderam se beneficiar desse seu espírito visionário. Ela sempre estimulou a inovação, a se testar novas metodologias, a dialogar com as outras áreas do negócio e trazer para o dia a dia da investigação do consumidor as contribuições da metodologia e do conhecimento científico.

Da Psicologia Social, da Economia, da Teoria da Comunicação e Semiologia, Estatística e Psicanálise, contratando profissionais diferenciados e promovendo seminários e debates com outros profissionais de ponta do mercado, além de acadêmicos e intelectuais que pudessem aportar ideias e teorias para a análise do consumidor.

Tinha uma maneira moderna e ambiciosa para tratar o conhecimento do consumidor de forma inteligente, sem barreiras departamentais e sem as empobrecedoras divisões entre as técnicas qualitativas e quantitativas, trazendo uma visão integrada que dá mais amplitude e importância para a função do pesquisador, seja nas agências, na indústria ou nos institutos

De 1983/85 foi a segunda presidente da SBPM – Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Mercado Opinião e Mídia, após seu mandato continuou no Conselho Administrativo da entidade por vários anos. Pessoa abnegada, sempre trabalhou para o desenvolvimento da indústria. Incentivar os jovens, os novos que começavam na área, uma das atividades que lhe dava maior prazer. Promoveu debates e grupos de estudos sobre pesquisa de mercado com o objetivo de treinar e aperfeiçoar os pesquisadores.

Representante no Brasil da ESOMAR – World Research por vários anos, encerrou suas atividades na Associação como membro do Conselho – a primeira brasileira a conquistar esta posição. Em 1991 organizou no Brasil em parceria com a SBPM e ABIPEME o primeiro Congresso Latino Americano de Pesquisa de Mercado, o primeiro evento da ESOMAR realizado na América Latina.

Em 2006 foi nomeada notável pela ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa, como reconhecimento do seu valoroso trabalho em prol do desenvolvimento da indústria de pesquisa de mercado no Brasil.

O lado pessoal: encantador, “open-minded”, ambicioso, democrático, altivo, dotada de um coração enorme, sempre muito justa, severa apenas quando se fazia necessário. Não havia meio termo: aos queridos atenção e dedicação, estes tinham ciência que poderiam contar com ela nos momentos mais difíceis. Os muitos próximos conviveram com uma teimosia peculiar que, ao final das contas, sempre era pertinente uma vez que ela defendia com persistência seus pontos de vista.

Além da sua atividade profissional, ainda encontrava tempo para apreciar música clássica, antiguidades, artes, flores, calendários, gravuras, e tinha paixão por viajar.

Eugênia merece todas as nossas homenagens, que além de uma grande pessoa, contribuiu em muito para a nossa atividade, deve sempre ser reconhecida e enaltecida. A pesquisa brasileira deve muito a ela e nos fará muita falta.

***

Ser conhecido, ter exposição na mídia, é condição essencial, é ponto de partida para o sucesso. Isso vale para políticos, profissionais, empresas ou marcas.” Eugênia Paesani

Blog: http://www.frasesepensamentos.org/midia.htm

Eugênia Sarah Paesani
Primeira moderação
A propaganda se disfarça
Pesquisas e apelo à ética

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.