A jornada do consumidor no centro da estratégia do marketing

Celio Guida, profissional de marketing e performance, fala sobre a importância de se adaptar às mudanças constantes do marketing digital

São Paulo, setembro de 2021 – Apaixonado por estratégia e transformação, Celio Guida, que carrega em seu currículo passagens pelo marketing de grandes empresas, startups e consultorias, é o convidado do segundo episódio da série especial dedicada a Intelligent Creative,  do Tomorrow Cast, que tem oferecimento da VidMob – martech pioneira no uso da inteligência artificial e machine learning para medir e otimizar o desempenho de peças criativas, seja em texto, áudio ou vídeo nas plataformas digitais – e sistema operacional da Criatividade Inteligente.

Durante o papo, Guida fala sobre como a transformação digital e outras grandes mudanças vêm impactando as dinâmicas de performance, mídia, branding e a jornada do consumidor. “Hoje, o consumidor tem muito poder. Basta ter uma conta na rede social para expressar sua opinião sobre uma marca ou produto. E isso faz com que as transformações aconteçam muito mais rápido”, comenta o executivo. 

“Hoje temos uma série de ferramentas e tecnologias que auxiliam o marketing a entender muito mais seu consumidor e retroalimentar tudo o que está por trás daquele produto. A partir do momento que você consegue mapear e mensurar cada real que foi investido na sua campanha, você cria o conceito de performance, que nada mais é do que um marketing de conversão. Isso faz com que você consiga direcionar seus recursos para gerar crescimento. Mas a performance não é uma visão única dentro do marketing, ele deve ser conciliado com construção de marca e papéis de atuação com o consumidor. Não existe fórmula mágica”, complementa.

Quando questionado sobre como a transformação digital impacta o dia a dia dos profissionais de marketing, o executivo pontua a mudança no modus operandi. “A descoberta de que a mídia tem um papel novo. Ela não se comunica, somente, mas conecta os pontos. Com as ferramentas de mensuração que temos hoje, é possível entender como os consumidores se engajam e se relacionam com diferentes campanhas, comunicações e key visuals, por exemplo”, comenta.

Durante esse segundo episódio, Celio Guida também fala um pouco sobre o papel das martechs em auxiliar empresas a inovar sem perder a essência. Consolidar informações, dar escala, facilitar usabilidade e tornar isso algo tangível para qualquer tipo de pessoa são premissas de uma martech. “Acredito que o papel das martechs seja de viabilizar. De dar mais força e poder para as equipes lidarem com a magnitude enorme de informações e pontos que coletamos para entender o consumidor. Não é te entregar o perfil dele, é te dar as ferramentas e os dados para que você possa entendê-lo”, comenta Guida. 

“As martechs nos tornam super seres-humanos, mas não são melhores do que nós. Dados e tecnologia são ferramentas, mas é necessário lembrar sempre que quem define, decide e executa é o ser-humano, gerando conexão verdadeira com o consumidor. Por mais tecnologia que exista nos dias de hoje, sempre tem alguém por trás. É preciso continuar estimulando nossa criatividade, a capacidade de se conectar com as pessoas, receber feedbacks e reagir sobre eles. Isso faz com que fujamos da pasteurização, porque se todo mundo tem acesso às ferramentas, logo logo todo mundo vai fazer a mesma coisa se não se desenvolver”, complementa.

Para o executivo, não é a empresa nem os fatos que geram resultados, são as pessoas. “Encontrar as pessoas certas para gerar o resultado é o desafio. Ter com você um time de marketing de performance com pessoas curiosas, que tenham nelas o desejo de procurar e entender coisas novas, que sejam humildes para entender que estamos em constante evolução e aprendizado. Também é preciso ter bom senso e entender o que é plural”, diz ele.

O segundo episódio na íntegra da série especial Intelligent Creative no Tomorrow Cast está disponível nas plataformas de áudio: SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle Podcasts e Rádio Public.

Sobre a VidMob

A VidMob é uma marketing creative platform que fornece solução tecnológica de ponta a ponta para todas as necessidades criativas das marcas. Atua como uma plataforma integrada que combina análise criativa pioneira com a melhor produção criativa do mercado, formada por profissionais qualificados para entender e melhorar a eficácia das campanhas. A VidMob é a única empresa no mundo a se tornar parceira certificada de peças criativas de marketing de todas as principais plataformas sociais e digitais. Uma parte de cada dólar recebido pela VidMob é usada para financiar serviços criativos gratuitos para organizações sem fins lucrativos por meio da VidMob Gives. Saiba mais sobre a VidMob em www.vidmob.com e sobre a  VidMob Gives em vidmob.gives.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.