45% dos brasileiros confiam no que seus amigos escrevem sobre as marcas na Internet

45% dos brasileiros confiam no que seus amigos escrevem sobre as marcas na Internet

FABRÍCIO FUDISSAKU NOTÍCIAS INFO & TI
E-mailImprimir

Pesquisa global da TNS revela a real importância do boca-a-boca online para os consumidores

Em um cenário em que o ambiente virtual está congestionado por informações geradas por empresas, a opinião de outros consumidores ganha cada vez mais importância para os brasileiros – é o que revela a pesquisa global Digital Life, realizado pela TNS, a maior empresa de pesquisa de mercado ad-hoc do mundo.

O Digital Life é o estudo mais abrangente do mundo sobre como os consumidores se comportam online e por que, e contou com mais de 72.000 entrevistas em 60 países. Uma amostra interativa do estudo pode ser acessada em www.tnsdigitallife.com.br.

O poder da voz do consumidor

Com o excesso de informações que circula no ambiente online, o boca-a-boca virtual torna-se fundamental para o processo de decisão de compra. Os resultados da pesquisa revelam que quase metade dos brasileiros confia no que seus amigos escrevem online sobre as marcas. Até mesmo a opinião de consumidores desconhecidos é levada em conta por 32% dos consumidores, o que confirma o poder da recomendação no mundo digital.

De acordo com Juan Londono, responsável pelo Digital Life na América Latina. “Com o excesso de informação na web, as pessoas tornaram-se mais céticas em relação às campanhas publicitárias, passando a valorizar mais a experiência de compra de outros consumidores, conhecidos ou não, para suportar suas decisões e opiniões sobre marcas e produtos”.

Cientes de sua influência, Quase metade dos entrevistados, 47%, já fez algum comentário sobre marcas pela Internet. Destes, para 44%, a principal motivação foi ajudar outros consumidores. Em seguida, 31% comentaram para apenas compartilhar informações, enquanto 13% elogiaram as marcas e 12% fizeram algum tipo de reclamação.

O caminho para a compra virtual

O Digital Life mapeou a importância dos pontos de contato nas três principais etapas do processo de decisão de compra: reconhecimento da necessidade, escolha do produto e decisão final de compra. As fontes de informação foram divididas em: online, offline, opinião de outros consumidores e informações fornecidas pelas marcas.

Os consumidores brasileiros já utilizam mais fontes de informação online do que offline, recorrendo em média a 2,9 fontes de informação online, contra apenas 1,7 offline. “Isso vale para todas as etapas do processo de compra e em todas as categorias pesquisadas. É inquestionável a importância da web para a decisão de compra dos consumidores, até mesmo para categorias em que não há envolvimento direto com o mundo digital, como remédios sem prescrição e produtos de higiene pessoal”, afirma Juan.

O estudo revela ainda que as informações geradas por consumidores também começam a ganhar relevância, “por isso, as empresas devem mapear quem são os consumidores mais influentes de sua categoria e concentrar esforços para engajá-los. Por outro lado, as empresas não devem negligenciar seus canais de geração de conteúdos, como: website, canais do YouTube, entre outros; já que essas continuam como as fontes de informação mais consultadas. O desafio está em entender como criar links pertinentes entre ambos os tipos de conteúdos”, completa o executivo da TNS.

A TNS disponibiliza uma amostra virtual do estudo que pode ser encontrada no site www.tnsdigitallife.com.br. Os recursos visuais foram criados em parceria com a Digit London.

Saiba mais sobre o estudo no Twitter – @TNSBrasil e #tnsdl.

Sobre o Digital Life

O Digital Life fornece recomendações sobre como usar canais digitais para promover o crescimento dos negócios por meio de um profundo entendimento sobre comportamentos e atitudes online. Baseado em entrevistas com mais de 72.000 pessoas em 60 países, o Digital Life conta com um tamanho, escala e profundidade que permitem uma visão abrangente sobre atitudes e comportamentos online, nos âmbitos local e global.

Sobre a TNS

A TNS é especializada em desenvolver para seus clientes estratégias de crescimento, que abrangem: atuação em novos mercados; migração de marcas pelos consumidores e stakeholder management, baseada em sua vasta expertise e em soluções de pesquisa reconhecidas mundialmente. Com presença em mais de 80 países, a TNS entrevista mais consumidores do que qualquer outra empresa no mercado, estando apta a investigar comportamentos e atitudes de consumidores de todas as culturas, classes econômicas e regiões do mundo.

A TNS é parte do Kantar, um dos maiores grupos de insights, informação e consultoria do mundo. Visite: www.tnsglobal.com.br

Sobre o Kantar

O Kantar é uma das maiores redes de pesquisa de mercado, insight e consultoria do mundo. Com a união de talentos de suas 13 empresas especialistas – o grupo tem a missão de se tornar o maior provedor de insights para a comunidade global de negócios.

Seus 28.500 colaboradores atuam em 100 países, oferecendo um amplo escopo de serviços de pesquisa de mercado e consultoria, o que permite o grupo oferecer aos seus clientes insights de negócio em todos os pontos do ciclo do consumidor. O Kantar oferece seus serviços para mais da metade da lista Top 500 da revista Fortune. Visite: www.kantar.com

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58926:-45-dos-brasileiros-confiam-no-que-seus-amigos-escrevem-sobre-as-marcas-na-internet&catid=48:cat-info-ti&Itemid=329

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.