A SemRush levantou diversos dados sobre as 25 maiores plataformas de Mídia Social em todo o mundo e preparou um resumo em forma de infográfico explorando questões que como faixas etárias, grau de escolaridade, recursos financeiros, grau de suscetibilidade a influenciadores por países e muitos outros insights que valem a pena ser pesquisados e – principalmente – refletidos, especialmente pelos que trabalham com marketing.
Confira abaixo alguns desses insights.
Volume de usuários/mês e ano de início da operação

O que destaco: o Facebook, apesar de estar perdendo usuários nas gerações mais jovens em sua rede, segue gigante enquanto empresa já que das 5 primeiras posições, ocupa 4 delas com produtos adquiridos nos últimos anos como o WhatsApp, o Messenger e o Instagram. Lembrando que a definição de mídia social é “canal de interação ou compartilhamento de informações”, sejam elas em forma de conteúdo ou mensagens, portanto o WhatsApp e o Messenger também são considerados plataformas de mídia social.
O Facebook deve, inclusive, anunciar nos próximos dias o novo nome da empresa para tentar mudar um pouco da imagem e passar mais uma ideia de conglomerado (mais o foco no metaverso).
O linkedIn, que é bastante popular entre os profissionais de marketing aqui no Brasil, passa uma impressão de popularidade, mas ocupa apenas a 22ª posição no ranking geral. Dentro da proposta de nicho mesmo, porém menos popular do que se imagina.
Quais as plataformas que os adultos mais usaram nos últimos 10 anos?
