Os segredos do Storytelling


A tradução literal de Storytelling é “contar história”, mas no mundo dos negócios e das mídias digitais essa palavra é referente a arte de cria narrativas relevantes, interessantes, em torno de algo ou alguém.

O Storytelling é bastante usado hoje em dia no marketing e publicidade, pois é uma ferramenta muito eficiente na capacidade de envolver e criar um relacionamento entre uma marca e seus clientes. Mas não é só no marketing que o storytelling pode fazer uma grande diferença afinal a ferramenta auxilia a contar histórias de maneira envolvente e qualquer profissional pode utilizar essa técnica em seu negócio.

 O que é Storytelling?

É a capacidade de contar histórias relevantes, envolventes, com o uso de recursos audiovisuais em conjunto com as palavras. São técnicas narrativas que conseguem reter a atenção do interlocutor, de maneira que marque a história contada na sua memória. A história pode ser contada de improviso ou ser pensada, planejada.

Contar histórias é um dos atos mais importantes para a história da humanidade, pois é através dele que descobrimos sentido e significado para as coisas e acontecimentos da vida. As histórias reproduzem experiências para seus ouvintes que afetam suas memórias muito mais do que apenas os fatos. Quando contamos uma história conseguimos moldar os sentimentos das pessoas sobre o que está sendo dito.

Storytelling e a atualidade

A palavra é a grande queridinha do momento, muito procurada, pesquisada e principalmente com muitas pessoas querendo aprender a utilizar essa técnica. Isso tudo porque nos dias atuais existe uma enormidade de informações distribuídas todos os dias, o que chamamos de Big Data, e essa massificação das informações tem alterado a percepção das pessoas em geral sobre as ações de marketing tradicional, ou seja, nós nos tornamos eficientes em rejeitar a publicidade forçada de produtos.

 Mas quando a marca ou produto é mostrado sob uma narrativa interessante e sutil, o cliente se aproxima do negócio, estabelecendo um relacionamento com a empresa.

Como usar o storytelling para produzir conteúdo

Contar histórias todos nós sabemos fazer, mas para o storytelling realmente funcionar precisamos entender que essa ferramenta transforma as informações de uma determinada empresa ou pessoa em uma narrativa agradável e emocionante de ser ouvida pelas outras pessoas.

Não existe uma receita de bolo que ensine a montar uma história de forma envolvente.
O ideal é responder algumas questões simples sobre a história a ser contada que formarão o seu briefing:

• O que você quer contar?
• Com quem você quer falar?
• Qual é o motivo que faz você contar essa história?
• De que forma a sua história será contada?
• Existe um momento ideal para apresentar a história?

Defina exatamente o seu público-alvo e conheça-o profundamente. Lembre-se de que as histórias são contadas de pessoas para pessoas e é fundamental que você conheça o público com que você quer conversar. Uma boa ferramenta que pode ser utilizada é a construção de uma persona, que é a representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em fatos reais sobre características demográficas e comportamento de seus clientes.

Se você já possui um banco de dados de clientes poderá tirar dele todas as informações necessárias para criar sua persona. Mas se não é o seu caso o ideal é fazer uma pesquisa de mercado ampla. Uma dica interessante é pesquisar os clientes satisfeitos e insatisfeitos, pois isso permitirá que você entenda melhor a percepção do seu produto dos seus clientes e quais desafios precisam ser enfrentados.

A Jornada do Herói

Estudos mostram que existe um padrão narrativo nas histórias mais famosas e envolventes que conhecemos e esse acaba se tornando um excelente guia para estruturar a história que desejamos contar.

O nome “Jornada do Herói” vem da constatação de que todas as boas histórias giram em torno de um “herói”, que pode ser objetivo (como um super-herói das histórias em quadrinhos) ou subjetivo (como alguém que venceu dificuldades e conquistou um sonho).

• Introdução
A introdução possui papel importante na história, pois é onde descrevemos o personagem, o ambiente, a situação e assim ambientamos o espectador sobre quem ou o que sua história irá falar.

• Apresentando o problema
Esse problema pode ser qualquer coisa como dragões e monstros (em histórias fictícias) ou dificuldades financeiras ou de saúde (em histórias reais). Garante que a curiosidade funcione como uma ligação entre quem está assistindo e a sua história.

• Recusa ao chamado
É importante criar situações em que seu herói pense em desistir, e tenha muitos argumentos para imaginar que não é capaz de realizar o desafio apresentado pela história.

• Oferecendo ajuda
Nessa etapa você introduzirá elementos que o ajudarão a cumprir o seu objetivo. Também nesse momento surgem novos personagens que incentivarão o herói a acreditar em sua capacidade, pode ser um amigo, ou um mentor, que irá proteger e orientar seu caminho.

• Superação em etapas
Novos desafios surgem pelo caminho e diante de cada um deles diferentes soluções aparecem para vencê-los.

• Desafio final
O grande desafio do herói envolve a superação dos seus próprios medos. Transmitir superação é essencial para inspirar confiança e fé no espectador, que estará torcendo pela vitória do herói.

• Resolução e conclusão

Na conclusão da história devemos mostrar como a superação do problema mudou para melhor a vida do herói, como ele se sente mais feliz por ter aceitado o desafio e proporcionado a mudança em sua própria vida.

Como o Storytelling afeta o cérebro

 • Transforma uma história em ideia: quando ouvimos uma história nosso cérebro ativa partes que transforma o que escutamos em nossa própria ideia e experiência, através de um processo chamado de acoplamento neuronal.

• Experimenta, comenta e compartilha: seus espectadores irão experimentar uma atividade cerebral e desejarão interagir com ela.

• Lembrança com mais precisão dos fatos: quando experimentamos um evento emocionante nosso cérebro produz dopamina, o que fixa o evento na memória com mais facilidade.

• Envolvimento de várias áreas do cérebro: Uma história bem contada envolve muitas áreas do cérebro ao mesmo tempo.

Website: http://www.jeffdutra.com.br

 

Fonte: Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s