Estudo Setorial para Minimercados


O mercado de vizinhança ou loja de vizinhança, como é chamado o pequeno varejo alimentar, é representado por minimercados, mercadinhos ou armazéns. É assim classificado por possuir de um a quatro caixas de atendimento. Esse tipo de pequeno negócio compõe um dos canais de vendas mais bem-sucedidos e promissores do varejo de autosserviço.

Segundo dados advindos da Receita Federal do Brasil (RFB), no Brasil são mais de 300 mil estabelecimentos deste tipo. Conforme dados divulgados pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, esse segmento movimentou R$ 34 bilhões em 2012.

O crescimento dos mercados de vizinhança deve-se à busca do consumidor por comodidade, proximidade e praticidade para a realização de suas compras. Fazer as compras ao lado de casa significa um deslocamento menor e mais rápido, pois um número cada vez maior de pessoas tem menos tempo para isso.

O Estudo Setorial Minimercados, da Série de Estudos Mercadológicos, apresenta a evolução recente do segmento em comparação com outros formatos, que vêm registrando expansão constante nos últimos anos. O levantamento analisa o perfil dos mercados de vizinhança, trazendo dados sobre faturamento, tipo de gestão, tempo médio de existência da loja, quantidade média de mão de obra empregada e salário.

Também aponta fatores que influenciam no crescimento desse segmento e o comportamento de consumo do público desse canal e traz um panorama recente da concorrência desse segmento, apresentando o avanço das redes nesse formato e os diferenciais competitivos dos pequenos.

 

DOWNLOAD

 

Fonte: SEBRAE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s