Por que é importante conhecer os consumidores de sua marca?


s avanços tecnológicos têm provocado mudanças na forma como as pessoas se comportam. Em meio ao uso constante de smartphones e redes sociais, surgem consumidores cada vez mais exigentes, que desejam conversar com suas marcas preferidas e expressar suas opiniões sobre produtos, serviços e até campanhas.

Mas será que as empresas estão atentas ao que o público diz? Segundo pesquisa realizada pela agência de comunicação Edelman, 78% dos consumidores acham importante que as marcas escutem e respondam com atenção seus consumidores. Mas apenas 17% sentem que as marcas prestam atenção de verdade.

Um estudo feito pela consultoria Accenture aponta ainda que apenas as empresas que acompanharem as mudanças no comportamento do consumidor vão crescer nos próximos anos. Mas engana-se quem pensa que ter somente uma base de dados atualizada com informações genéricas relacionadas a hábitos de compra é o suficiente.

O consumidor precisa ser o centro da estratégia de marketing. “Cada vez mais há uma necessidade de entregar produtos e serviços mais personalizados, e grande parte disso depende de a empresa conhecer o seu público”, diz a master coach Tânia Zambon.

Há alguns anos, o processo de adquirir informações sobre seus consumidores passava quase exclusivamente pela pesquisa de rua. Era preciso colocar profissionais treinados em campo para abordar potenciais respondentes em locais públicos, método longo e de alto custo. Hoje, novas tecnologias levaram o questionário para smartphones e tablets. Mais acessíveis a empresas de diversos portes e segmentos, softwares e plataformas digitais têm ajudado a democratizar o acesso à pesquisa.

Com mais rapidez na coleta e um volume maior de informações em mãos, as empresas melhoram a experiência do consumidor e, com isso, podem lucrar mais. “Campanhas de marketing assertivas reduzem o custo de venda. Além disso, os esforços passam a visar à conquista de um fã, e não apenas um usuário, já que a pesquisa mostra como encantar o público”, explica Renata Valéria Lopes, especialista em TI.

 

>> matéria completa <<<

Fonte: EXAME

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s