A Conquista da Autonomia no Mundo Sedutor do Consumo


palas

9 a 30 de janeiro de 2017, segundas-feiras, das 19h30 às 21h30
Todos nós podemos ser seduzidos! A forma e as armas da sedução podem variar, assim como a intensidade com que cada um de nós é afetado, mas somos todos vulneráveis.

Nosso controle nesse processo é limitado e, muitas vezes, nulo. Isso ocorre porque em geral somos movidos pelo nosso inconsciente e, como diz o próprio termo, não temos consciência daquilo que nos impulsiona.

De modo geral, as técnicas de venda e do marketing moderno exploram essa fragilidade e nos manipulam. É comum comprarmos algo de que não precisávamos e nos conscientizarmos disso somente algum tempo depois.

O autoconhecimento e o esforço por descobrir e integrar os conteúdos de nosso inconsciente constituem as melhores estratégias para aumentar nossa autonomia de decisão frente aos deleites prometidos pela publicidade.

A racionalidade não é suficiente como proteção. Muitas vezes usamos de argumentos racionais para justificar algo que já nos atraiu e convenceu antes mesmo de nos conscientizarmos disso. Por esse motivo o marketing moderno diz que os fatos (referentes a um produto ou serviço) não são importantes para se conquistar o cliente! O consumidor que afirma total autonomia em suas escolhas está apenas se iludindo. É preciso observar atentamente nossa psique para nos precavermos contra o consumismo, dentre muitos outros “ismos”.

Abordaremos conceitos básicos da psicologia analítica, as técnicas básicas do marketing moderno e algumas técnicas de autoconhecimento (com ou sem o auxílio de psicoterapia).

Fonte: Palas Athena

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s