#curso: A conquista da autonomia no mundo sedutor do consumo


Não consegue visualizar? Acesse este link

Para receber com sucesso nossas mensagens é importante que adicione nosso email
contatocef@palasathena.org.br em sua lista de contatos.
janeiro_2.jpg

A conquista da autonomia 
no mundo sedutor do consumo 
– Sob a ótica da Psicologia Analítica de Carl Jung

Com Marcelo Jordão
12 de janeiro a 2 de fevereiro, terças-feiras, 19h30 a 21h30

Todos nós podemos ser seduzidos! A forma e as armas da sedução podem variar,  assim como a intensidade com que cada um de nós pode ser afetado, mas somos todos vulneráveis à sedução. 

Nosso controle nesse processo é limitado e, mais que isso, muitas vezes é simplesmente nulo. Isso ocorre porque frequentemente somos movidos pelo nosso inconsciente e, como diz o próprio termo, não temos consciência daquilo que nos impulsiona.

A falta de contato com os produtos do inconsciente (sonhos, neuroses, fantasias) potencializa o perigo de nos entregarmos às seduções sem perceber.

De modo geral, as técnicas de venda e do marketing moderno exploram essa nossa fragilidade e nos manipulam além de nosso controle consciente. É comum comprarmos algo de que não precisávamos e nos conscientizarmos disso somente algum tempo depois.

O auto-conhecimento e o esforço por descobrir e integrar os conteúdos de nosso inconsciente constituem as melhores estratégias para aumentar nossa autonomia de decisão frente aos deleites insistentemente prometidos pela publicidade. 

A racionalidade não é suficiente como proteção. Muitas vezes usamos de argumentos racionais para justificar algo que já nos atraiu e convenceu antes mesmo de nos conscientizarmos disso. O marketing moderno sabe bem disso e diz que os fatos (referentes a um produto ou serviço) não são importantes para se conquistar o cliente! O consumidor que afirma total autonomia em suas escolhas está apenas se iludindo. É preciso observar atentamente nossa psique para nos precavermos contra o consumismo, dentre muitos outros “ismos” a que estamos sujeitos a nos entregar cegamente.

Este curso abordará, em quatro encontros, conceitos básicos da psicologia analítica, as técnicas básicas do marketing moderno e algumas técnicas de auto-conhecimento (com ou sem o auxílio de psicoterapia) para o aumento de nosso poder de decisão consciente frente às seduções do consumo.  

marcelo_jordao_menor.jpg

Marcelo Jordão, Engenheiro de Materiais (Mackenzie), Mestre em Ensino de Ciências (USP), certificado em Psychological First Aid (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health) e pós-graduado em Terapia Jungiana pelo IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa). Atuou como professor de Química para o Ensino Médio, autor de livros de ciências didáticos e paradidáticos, também ocupou diversos cargos corporativos nas áreas de engenharia, vendas e marketing. Estuda Terapia Junguiana há mais de 15 anos e desde de 2010 trabalha exclusivamente como psicoterapeuta.


  Facebook  Twitter  Youtube
Palas Athena
Alameda Lorena, 355 – Jardim Paulista – São Paulo
Tel (11) 3266-6188 | www.palasathena.org.br

 

Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s