Nove tendências no consumo que ninguém pode ignorar


Nove tendências no consumo que ninguém pode ignorar.

A dunnhumby recentemente publicou um estudo onde apontou nove tendências que vão moldar o consumo nos próximos anos.

Achei que valia a pena publicá-las aqui e refletir um pouco sobre suas implicações para o mercado brasileiro.

1. Frictionless: mais fácil, mais rápido, mais simples

Frictionless é a conveniência extrema. Normalmente quando falamos em conveniência pensamos em lojas menores, mas fáceis de navegar. Frictionless é maior que isso. Se aplica a todas as empresas que entregam uma experiência de compra a consumidores.

O melhor exemplo de experiência frictionless que conheço é o aplicativo de smartphone da Starbucks. O aplicativo identifica as lojas mais próximas através do GPS, o cliente faz o seu pedido usual com um clique e quando chega na loja é só pegar o seu café. O aplicativo já cuida do pagamento no seu cartão de crédito registrado.

Mais do que buscar economia e comparar preços e marcas, surge um novo conceito de valor. Aos poucos ficou “cool” ser frugal e ser experto em suas compras.

2. New Value

Mais do que buscar economia e comparar preços e marcas, surge um novo conceito de valor. Aos poucos ficou “cool” ser frugal e ser experto em suas compras. Comprar aquela roupa bacana por apenas alguns poucos Reais é motivo de orgulho e de se gabar nas mídias sociais.

No mundo do varejo, o sucesso dos Atacarejos, em uma certa medida, vem de consumidores buscando cada vez mais, pagando menos.

O uso de Big Data para oferecer promoções personalizadas para cada cliente é algo que temos feito com muito sucesso na dunnhumby para tirar proveito dessa tendência global.

 

3. Economia social:

Social, nesse caso tem a ver com o conceito de sociedade e comunidade. A internet e a conectividade inverteu a relação de conhecimento sobre os consumidores para conhecimento dos consumidores.

Os negócios hoje ouvem e aprendem com os clientes. Estar aberto ao diálogo, escutar e responder as questões feitas por eles se torna essencial nesse momento e a internet é a ferramenta para isso.

A dunnhumby ajudou o Tesco a criar o Tesco Orchard. Trata-se de uma comunidade online onde o Tesco testa conceitos, discute novos produtos e verdadeiramente co-cria com os seus melhores clientes.

A dunnhumby aqui no Brasil ajuda o Pão de Açúcar a entregar regularmente ofertas personalizadas a meio milhão de clientes. Os resultados em vendas são fantásticos. O que mostra a força da tendência Younique no Brasil.

4. “Younique”: você é único

Os consumidores hoje em dia querem cada vez mais produtos e serviços personalizados, com mensagens que os atinjam diretamente. A tecnologia e a análise de dados hoje permitem atingir um alto nível de personalização.

Pense no sucesso da personalização de nomes em latas de Coca-Cola por exemplo. A tecnologia de impressoras em 3D abre um mundo de oportunidades na personalização um a um de produtos e serviços.

A dunnhumby aqui no Brasil ajuda o Pão de Açúcar a entregar regularmente ofertas personalizadas a meio milhão de clientes. Os resultados em vendas são fantásticos. O que mostra a força da tendência Younique no Brasil.

 

5. Cultural (Con)fusion:

Eventos locais, como o Halloween, ano-novo chinês, Thanksgiving, entre outros, estão cada vez mais globalizados e se apresentam como uma oportunidade para varejistas e marcas. Pode-se considerar a Black Friday como exemplo. Cinco anos atrás este era um evento que só existia em países como Reino Unido Estados Unidos e, após 2014, se tornou um evento popular entre várias redes varejistas mundiais. Além disso, a comida consumida diariamente também tem se mostrado cada vez mais multicultural e pratos de culturas específicas tem se tornado uma opção gastronômica acessível.

 

6. Online, sempre:

A tecnologia mobile vai continuar a moldar o varejo, tanto como um canal de comercialização de produtos, como também um importante meio de comunicação.

Físico e virtual ficarão cada vez mais entrelaçados e a convergência de canais ainda mais complexas. Investir em tecnologia in-store ampliará as maneiras possíveis de interagir com os clientes no mundo virtual, trazendo ainda mais conveniência ao consumidor. A rede varejista Target, por exemplo, utiliza a tecnologia para mapear, dentro das lojas físicas, produtos pré-selecionados pelo cliente em sua lista virtual. Com o aplicativo ligado em seu smartphone, o consumidor pode localizar rapidamente seus itens desejados, enquanto faz suas compras pela loja.

 

7. Saúde e bem-estar:

Saúde e bem-estar é uma área que deve receber atenção dos varejistas e empresas de bens de consumo. Mais de 70% das pessoas acreditam que são menos saudáveis do que as gerações anteriores e os consumidores esperam que os fabricantes e varejistas de alimentos forneçam suporte para a adoção a um estilo de vida saudável. Os consumidores estão mais cientes de como uma alimentação saudável interfere no seu estilo de vida, então exigem mais transparência de como os alimentos são fabricados. Há alta demanda por alimentos frescos e feitos na hora.

 

8. Novo modelo de família:

As famílias atuais passaram por uma transformação durante os últimos anos. O conceito de idoso, de chefe de família e a configuração familiar não são os mesmos que antigamente. Eventos importantes da vida – como casamento, nascimento, compra de imóvel, etc., estão sendo adiados cada vez mais e os filhos demorando mais para saírem de casa. Sendo assim, é importante que varejistas e marcas se atentem a essas mudanças na hora de se comunicar com seus clientes.

Entre os exemplos do que tem sido feito pelo mundo, está a campanha publicitária #NotBroken, de uma marca de biscoitos da empresa Honey Maid, que mostra uma família se relacionando bem após o divórcio.

 

9. Consumo Ético:

As pessoas tendem a gostar mais e serem mais fiéis a marcas socialmente responsáveis. Da mesma maneira, empresas vistas como não-éticas são punidas pelos consumidores, que preferem não consumir seus produtos.

Responsabilidade social é mais um motivo para que os clientes optem por determinada marca ou empresa.

 

 

Adriano B. Araujo é Diretor Geral da dunnhumby Brasil.

A dunnhumby é a maior empresa de ciência do consumidor do mundo. Há 25 anos no mercado, analisa dados de transações de mais de 700 milhões de shoppers globalmente e cria experiências de compra personalizadas em plataformas digitais, mobile e canais de varejo em geral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s