Consumidor lembra mais das marcas do que das promoções


A missão dos centros varejistas é promover diferentes experiências de compra ao consumidor, seja esta feita por meio de ações promocionais inusitadas ou mesmo com preços que atendam às necessidades de seu público. Mas não adianta existir preços baixos se não houver marcas de produtos que se identificam com o cliente.
Segundo pesquisa realizada pela agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research, o consumidor lembra mais das MARCAS do que das PROMOÇÕES desenvolvidas por elas. E entre os itens de bens de consumo que estavam em promoção, o OMO foi a marca mais lembrada entre os brasileiros entrevistados. Em segundo lugar apareceu SADIA, COCA-COLA e NESTLÉ, e fechando o pódio COLGATE e GUARANÁ ANTÁRTICA dividem a terceira colocação.

Quando perguntados a respeito dos segmentos que promovem as melhores promoções, o setor de ALIMENTOS foi lembrado por 34% dos participantes da pesquisa, seguido por BEBIDAS NÃO-ALCOÓLICAS (22%); LIMPEZA (19%); CONGELADOS E RESFRIADOS (14%); HIGIENE, SAÚDE E BELEZA (12%); BEBIDAS ALCOÓLICAS (11%). OUTRAS MARCAS foram lembradas por 3%. NÃO SABEM ou NÃO LEMBRAM, 35%.

Na lista nacional das marcas que fazem as melhores promoções estão: COCA-COLA e OMO (1º lugar); SADIA e NESTLÉ (2º lugar); SKOL, DANONE, YPÊ, BRAHMA e GUARANÁ ANTÁRTICA (3º lugar).

Entre as preferências regionais, as marcas se apresentam da seguinte forma junto ao consumidor: no Sudeste, OMO na liderança, seguido por COLA-COLA e SADIA dividindo a segunda colocação; e NESTLÉ, YPÊ e GUARANÁ ANTÁRTICA no terceiro lugar.

No Sul o OMO mantém a liderança, mas dividindo a concorrência com a COCA-COLA. Em segundo lugar aparece SADIA, NESTLÉ e DOVE. SKOL, DANONE, BRAHMA, PEPSI e ZAELI ocupam a terceira colocação.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o OMO também é o líder na lembrança popular, segundo pesquisa Hello Research, mas as posições seguintes no ranking revelam também a penetração de marcas de atuação regional, como a SANTA CLARA, que aparece na vice-liderança ao lado da nacional GAROTO. Em terceiro vem COCA-COLA, SKOL, NESCAU e NATURELLA (higiene pessoal), outra de abrangência regional.

O apego às “marcas da própria terra” também se repete entre os moradores do Nordeste do País. As gigantes COCA-COLA, SADIA e NESTLÉ em primeiro lugar, seguidas por duas regionais, MARATÁ (café) e VITARELLA (massas, biscoitos e margarina), juntamente com as tradicionais DANONE e SKOL, todas em segundo lugar. A terceira colocação fica com o OMO.

Vale ressaltar que a região Nordeste e as classes D/E são as localidades onde há a menor taxa de lembrança de promoções realizadas pelo varejo, gerando assim mais oportunidades de novas ações.

Locais e tipos de compra

Ainda segundo a pesquisa da Hello Research, entre as empresas varejistas onde houve maior declaração de compra, a CASAS BAHIA é a campeã entre todos os perfis analisados, sendo responsável por 36% da lembrança nacional, com predominância do público do sexo feminino, com idade entre 16 e 24 anos, da classe C e moradores da região Sudeste.

A lista segue com MAGAZINE LUÍZA, RICARDO ELETRO, EXTRA, CARREFOUR, LOJAS CEM e WALMART.

No momento da compra de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, duas marcas apresentam grande atuação no mercado: SAMSUNG e LG, sendo a primeira dona de 23% da lembrança dos entrevistados pela agência de pesquisa de mercado e inteligência, enquanto que a LG foi citada por 16% das pessoas. BRASTEMP, CONSUL, ELETROLUX, SONY e PHILIPS completam a lista de marcas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos lembradas.

Falando especificamente de TELEVISORES, SAMSUNG e LG também disputam a preferência popular, com vantagem dada à primeira, sendo a preferida de 40% dos entrevistados.

Por fim, o cenário positivo da SAMSUNG se repete quando o assunto são os CELULARES. Metade da população entrevistada pela Hello Research (50%) prefere esta marca. LG, NOKIA e outras completam o ranking.

O estudo foi feito pela Hello Research com 1000 pessoas, de 70 cidades, das cinco regiões do País, contando com margem de erro de 5% para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

 

Fonte: Portal da Propaganda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s