FÓRUM INTERNACIONAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO


Dia 30 de Setembro de 2014

Objetivo
Como as áreas de Inteligência de Mercado, Pesquisa e Inteligência Competitiva das organizações estão se posicionando frente aos desafios impostos pelos consumidores conectados em rede, com rápido acesso à informação e maior poder de decisão sobre as marcas, seus produtos e sua reputação? Quais as ferramentas de avaliação de comportamento e análise de perfil utilizadas para comporem essa nova dinâmica de abordagem interativa?
É com essa perspectiva que o XVI Fórum Internacional ABA de Inteligência de Mercado vai discutir como as manifestações individuais e as ondas coletivas, opiniões instantâneas, os desejos, identificam tendências e oportunidades estratégicas, que possibilitem conclusões e análises mais próximas da realidade nas diversas plataformas em que ocorrem.

Publico Alvo
Profissionais de Pesquisa de Mercado, Inteligência Competitiva, Marketing, Comunicação e Produto de empresas anunciantes, profissionais de Planejamento e Pesquisa de Agências e Institutos de Pesquisa.

Programa
08h00/08h30 – Credenciamento e Welcome Coffee

08h30/10h45 – REDESCOBRINDO O VERDADEIRO INSIGHT – PAINEL INTERNACIONAL
Gavin Dickinson, Global Director Brand Strategy | Brand and Customer Experience da GfK
Rollo McIntyre, Global Head of Innovation da Ipsos UU
Franck Sarrazit, Brand & Communication Director for Americas da TNS Global

10h45/11h15 – Break

11h15/12h15 – INSIGHTS INSPIRADORES – DESIGN THINKING
COMO PENSAR DIFERENTE O MEU NEGÓCIO

Ativando o conhecimento nas empresas, sob uma nova ótica. – A importância da Interpretação e o poder do insight.

– A Experiência do Posto do Futuro Petrobras
A utilização da abordagem do Design Thinking para obter insights relevantes, compreender necessidades, anseios e percepções dos usuários, gerar ideias, além de construir e testar protótipos, identificando potenciais ainda não explorados, que permitirão elaborar soluções capazes de promover um maior contato do cliente com os recursos tecnológicos e sustentáveis do posto.

– Como Vemos e Como Somos Vistos – Redefinindo linguagem, presença e serviços para a marca Lubrax 
Todas as empresas encaram hoje o desafio de se repensar, de inovar, de se tornar mais forte em um mercado exigente e altamente competitivo. As metodologias de exploração fora dos padrões convencionais, a visão analítica da semiótica sobre os discursos da marca e o caráter inovador e abrangente das ideias constituíram um grande diferencial nos resultados.
Luciana Rodrigues, Consultora de Estudos de Comportamento e Consumo da Petrobras Distribuidora
Samara Tanaka, Designer senior de inovação e gamificação da MJV Tecnologia & Inovação
Luz Romero, Strategy & Research Director/Sócia da VRD Research

12h15/13h30 – Almoço Livre

13h30/14h45 – NOVOS TEMPOS: DA PESQUISA À INSPIRAÇÃO
UM NOVO OLHAR SOBRE A PESQUISA TRADICIONAL 

Como tirar insights inspiradores do que é tradicional. O papel da Inteligência de Mercado e o reposicionamento da curadoria do conhecimento. 


– CrossMedia Activia – Oportunidades de Otimização nas Estratégias de Comunicação em Vídeo 

Projeto feito em parceria entre Google, Danone e Ipsos, que utiliza metodologias tradicionais de pesquisa e conceitos de ROI e OTS com objetivo de entender o papel dos meios de Video (TV aberta, a cabo e YouTube) em uma campanha publicitária, considerando 3 diferentes perspectivas: cobertura total e incremental, impacto e construção de marca e otimização de mix de mídia.
Paola Toscano, Gerente de Estratégia e Insights da Danone
Marcio Garcez, Head of Consumer Goods da Media & Entertainment
Diego Pagura, Diretor de Pesquisa da Ipsos ASI

– O poder da Publicidade no Meio Impresso – Editora Abril – GfK 
Certas categorias de produtos “vão melhor” em certos gêneros de revistas? Existem diferentes elementos criativos que são importantes na efetividade geral de um anúncio? Formatos maiores e/ou diferenciados desempenham melhor do que páginas simples? A posição na revista – 2ª capa, 3ª capa, 4ª capa – faz diferença para a performance geral de um anúncio?
Andrea Costa, Gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Editora Abril.
Leonardo Melo, Account Director da GfK.

– Heineken – Desvendando o Consumidor da Cerveja Premium nas Grandes Cidades 
Como a dinâmica coletiva das grandes cidades define o comportamento e as necessidades dos consumidores, criando constantemente novas ideias, ofertas e soluções. Trabalho fundamental para construção de marcas globais. Estudo multidimensional pioneiro na sub segmentação do target, definindo o comportamento do consumidor a partir de tendências comportamentais cruzados com a disposição geográfica do trade de cervejas Premium.
Renne Bertran, Diretor de Consumer e Marketing Intelligence da Heineken.

14h45/15h10 – Break

15h10/17h00 – NOVOS INSIGHTS EM NOVAS METODOLOGIAS 
Curadoria da informação – Como transformar dados em informação – Novas competências e novas habilidades. Redes Sociais

– Culturas Brasileiras 
A curadoria “Culturas Brasileiras” explora e identifica as características essenciais de cada parte do Brasil, mergulhando com profundidade em cada estado e cada região, e entendendo suas peculiaridades e suas semelhanças através do olhar econômico, demográfico, sociológico, histórico, psicológico, folclórico, antropológico entre outros.
Débora Emm, Sócia Fundadora da Inesplorato Curadoria de Conhecimento.

– Emotionology
Estudo da Turner em parceria com o Instituto Neurensics da Universidade de Amsterdam e com a Unicamp, para mapear os neurônios de pessoas nascidas no Brasil, Argentina e no México, pelo método de Ressonância Magnética de Imagem Funcional.
Renata Policicio, Diretora de Pesquisa de Vendas Publicitárias para a Turner na América Latina.

 

 INFORMAÇÕES: 

 Local: Auditório do Centro Britânico – Rua Ferreira de Araújo, 741– SP.

Associados da ABA: R$500,00
Associados de Entidades Conveniadas: AMPRO, ABEP, ABRACOM e CENP: R$650,00
Demais Interessados: R$750,00. 
Desconto de 10% para inscrições realizadas até o dia 23 de setembro.
 

Estão inclusos:
Welcome-Coffee, Breaks e Certificado de Participação.
Mais informações: (11) 3283-4588 ou eventos@aba.com.br  

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