10 PALAVRAS QUE VOCÊ NÃO SABIA QUE ERAM MARCAS

Nós convivemos com marcas todos os dias de nossas vidas. E engana-se quem associa marca somente a roupas. Todos os produtos tem uma marca, desde os produtos de limpeza até as roupas mais caras tem a assinatura de onde eles vieram.

Algumas publicidades são tão fortes que fazem com que os nomes das marcas sejam sinônimos do produto. Como por exemplo esponjas de aço que todos nós conhecemos e chamamos de Bombril. Usamos essas palavras muitas vezes sem saber que elas são marcas e não o produto em si. Aqui listamos algumas delas que você pode não saber o nome de verdade do produto.

1 – Cotonete

 

Todos nós limpamos nossos ouvidos e utilizamos esse objeto de higiene pessoal, mas poucos sabem que cotonete é o nome comercial da empresa Johnson & Johnson. A haste flexível com algodão na ponta é chamada pelo nome cotonete que se tornou ícone.

2 – Chiclete

Quem é viciado em doce não dispensa uma coisinha para refrescar o hálito. Contudo, com certeza não se atentou de ver que chiclete é o nome de uma marca e não o real nome do produto. A goma de mascar é produzida a partir do látex de uma árvore chamada chicle e ficou conhecida por todos como chiclete, que é o aportuguesamento da marca tradicional do produto Chiclets, vendido desde 1906.

3 – Qboa

Quando vamos ao supermercado procuramos por Qboa, mas na verdade o que queremos é água sanitária. Ela se associou ao produto que há mais de 70 anos está a venda no Brasil para desinfetar a casa para eliminar os germes e bactérias.

4 – Taser

Você pode já ter visto essa arma em vários filmes ou com algum policial. A maioria das pessoas não sabe que o nome desse produto na verdade é uma arma de choque, e o nome é um anagrama de “Thomas A. Swift”s Electric Rifle”.

5 – Walkman

Muito popular nos anos 1990, o walkman era sonho de consumo de todos os jovens da época. Esse produto também era conhecido por sua marca mais famosa produzida pela SONY. Ele foi sinônimo de aparelhos de som pessoais e ainda continua sendo.

6 – Gillette

 

No final do século XIX, King Camp Gillette aposentou as navalhas quando criou as lâminas de barbear descartáveis. Desde então o barbear ficou muito mais fácil e o nome é usado até hoje como sinônimo para lâminas de barbear no mundo todo.

7 – Miojo

Esse salva-vidas da madrugada ou de refeições rápidas foi inventado no Japão em 1958 e trazido para o Brasil. A grande popularidade fez com que hoje o Nissin Miojo tenha vários sabores e o nome seja sinônimo para macarrão instantâneo.

8 – Frisbee

Com certeza quando era pequeno, você já se divertiu brincando com um desses. O que poucos sabem é que essa marca ficou tão famosa que se tornou sinônimo para o verdadeiro nome do produto que é discos voadores.

9 – Durex

 

Nós temos o costume de chamar fita adesiva de durex. Esse nome teve origem do produto fabricado com esse nome no Brasil a partir de 1946, e desde então as pessoas usam o nome da marca para designar o produto.

10 – Post-it

Esses papéis que salvam nossas vidas quando precisamos fazer uma anotação rápida ou, deixar um recado para alguém, também são chamados pelo nome da marca. Essas folhas de papel adesivo são sinônimos da marca registrada da 3M Company.

Um comentário sobre “10 PALAVRAS QUE VOCÊ NÃO SABIA QUE ERAM MARCAS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.